https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2257/erechim-conquista-unidade-de-pronto-atendimento-24-horas
31/03/2009
Erechim conquista Unidade de Pronto Atendimento 24 horas
Erechim conquista Unidade de Pronto Atendimento 24 horas
Prefeito Paulo Polis recebeu a garantia do secretário estadual de Saúde, Osmar Terra
O Ministério da Saúde anunciou no final de 2008 a implantação de 126 Unidades de Pronto Atendimento - as UPAs - em todo o país. Dez delas no Rio Grande do Sul. E, depois de surgirem confirmações em Porto Alegre, Canoas, Santa Maria e Pelotas chegou a vez de Erechim receber a sua UPA. A garantia foi dada ao prefeito Paulo Polis na manhã desta terça-feira, 31, pelo secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, recebido em audiência no gabinete do prefeito. As obras de construção da Unidade devem ter início ainda em 2009.
Atendimento no município será dobrado
Tão logo assumiu o governo, a administração Polis e Ana passou a reivindicar uma UPA para Erechim com a proposta de promover uma melhor prestação de serviços de saúde à comunidade. “Esta parceria envolvendo os governos federal, estadual e municipal é uma conquista para toda a Região Alto Uruguai e para nossa cidade, afinal, com a Unidade em funcionamento iremos dobrar nossa capacidade de atendimento. Ações como estas incrementam a saúde básica”, vibrou o prefeito Paulo Polis.
Para a construção da UPA – que poderá atender 300 pessoas por dia, devendo desafogar o Hospital Santa Terezinha –, o município cederá o terreno para instalação da Unidade, a União alocará recursos para sua construção, restando o custeio dividido nas três esferas de governo.
No entanto, a UPA não deve vir sozinha. O secretário Osmar Terra também antecipou que a Rede Samu Salvar está próxima de Erechim. Resta definir, no entanto, qual será a participação financeira do executivo local para sua operacionalização.
Prefeitura deve aderir ao PIM
Aproveitando a vista de Osmar Terra, o prefeito Paulo Polis, a vice-prefeita Ana Oliveira e o secretário municipal de Saúde, Plínio Costa Jr., celebraram compromisso com o governo do RS para implantação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) no município de Erechim. “O PIM se propõe a orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade, especialmente entre aquelas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e sem cobertura pela rede de educação infantil. É um projeto que tem servido de modelo para outros países do mundo”, explicou Terra.
Também participaram da audiência com o secretário, o diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Leonel Lanius, o vereador José da Cruz e o ex-prefeito Antônio Dexheimer.