https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2277/governo-municipal-vai-at-o-povoado-coan-ouvir-as-demandas-de-13-comunidades
06/04/2009
Governo Municipal vai até o Povoado Coan ouvir as demandas de 13 comunidades
Governo Municipal vai até o Povoado Coan ouvir as demandas de 13 comunidades
No último sábado à tarde, a equipe do Orçamento Participativo esteve no Povoado Coan para ouvir as demandas e eleger os delegados de mais 13 núcleos. Esta foi a 21ª assembleia realizada. Desde o dia 5 de março a equipe percorre os bairros da cidade e do interior para saber quais as principais necessidades de seus moradores que vão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual. O prefeito Paulo Polis e seu secretariado acompanharam as reivindicações.
O Núcleo Coan soliciou: auxílio para conclusão do clube, para a reforma da cozinha, para fazer muro de contenção no cemitério, para reforma da cobertura do clube e para reforma da churrasqueira. Pediram também um posto de saúde para a região, a não municipalização da escola Antonio Burin e não fechamento e capela mortuária.
A comunidade do Batistella, apontou como necessidade, um caminhão para distribuição de dejetos nas lavouras, melhoria das estradas e disponibilidade de máquina da prefeitura para trabalhos nas propriedades; auxílio para compra de equipamentos para a comunidade, para reforma do ginásio de esportes e para reforma da churrasqueira.
Os moradores da Linha América pediram ao Governo Municipal, ativar poço artesiano para a parte baixa e ver solução para a parte alta, auxílio para reforma do salão comunitário, para o alambrado do campo de futebol e para ampliar o estacionamento. A comunidade da Linha 4 – São João do Governo necessita de um poço artesiano, de brita para o estacionamento, de auxílio para compra de equipamentos para a comunidade e para reforma da cancha de bochas.
Já a Linha 3 – São Brás, destacou que necessita de um poço artesiano, de auxílio para festa de São Brás, de máquinas da prefeitura para fazer cisternas para coleta de água da chuva, melhorias nas estradas, ampliação do fornecimento de energia elétrica e em caso de fechamento, municipalizar o colégio Antonio Burin. A comunidade da Linha 4 – Rio Turvo pediu que a construção de cisternas nas propriedades, auxílio para ampliação de banheiros e para reforma da cozinha e casa de carnes da comunidade, parque infantil e um projeto de revitalização da comunidade.
O Núcleo Cristo Rei quer: auxílio para construção de sanitários externos, para conclusão do salão de festas, para reforma da churrasqueira e para conclusão do salão de festas do Esporte Clube Real. Também solicitaram a coleta seletiva de lixo periódicamente também para o meio rural, posto de saúde no Povoado Coan, Programa de Saúde na Família, iluminação pública e arborização da sede da comunidade. O Núcleo São Francisco disse que precisa de um posto de saúde no São Luis ou no Coan, auxílio para conclusão do salão comunitário e caminhão para distribuição dos dejetos nas comunidades.
Na lista de prioridades dos moradores do KM 6 – Dourado está a terraplanagem ao lado do salão, auxílio para compra de instrumentos musicais para oferta de curso, calçamento do asfalto até o cemitério (230 metros), auxilio para ampliação do salão para transformá-lo em ginásio de esportes e também para a compra de roçadeira motorizada e o não fechamento da escola Antônio Burin. O Núcleo de Santa Lúcia pediu um novo poço artesiano para a parte alta da comunidade, auxílio para compra de equipamentos e para conclusão do salão comunitário.
Os moradores do Núcleo São Paulo destacaram como necessidade: auxílio para construção do salão comunitário e para reforma do salão do Esporte Clube Real, perfuração de um poço artesiano, construção de uma capela mortuária e o não fechamento da escola Antônio Burin. Já o Núcleo São Luis pediu: definição e execução do sistema de distribuição de água potável, auxílio para conclusão do pavilhão, implantação de um posto de saúde móvel, revitalização da comunidade, não fechamento do colégio Antonio Burin e implantação de creche e disponibilizar cursos de informática.
A comunidade da Linha 2 Secção Cravo falou da necessidade de reformar a churrasqueira do salão, construção de casa para zelador, conclusão do poço artesiano, melhoria das estradas, auxílio para reforma da antiga escola para tranformar em uma capela mortuária e recursos para ampliação do salão comunitário.
São Vicente de Paulo aponta demandas nesta terça
Na noite desta terça-feira, dia 7 de abril, será a vez dos moradores do Bairro São Vicente de Paulo falarem ao Governo Municipal sobre suas necessidades. A assembleia do Orçamento Participativo inicia às 19 horas no salão da comunidade São Vicente de Paulo. Já na quarta-feira, dia 8, os moradores do Bairro Linho, apresentam suas reivindicações no Clube Santo Antônio.
Delegados eleitos da Linha Cristo Rei:
Idamir Picolli e Dari Mingoti
Delegado eleito do São Brás:
Narciso Bandiera
Delegados eleitos do São Luis Paca:
Antenor Bertili, Edson Farina, Valdecir Luis Cupertini, Deoclécio Pinotti e Isabel Inês Copercini
Delegados eleitos do Núcleo São Paulo:
Genésio Pafuski e Nercir Filipini
Delegados eleitos do Km 6 Dourado:
Nelci José Tomazelli e Jandir Carlos Rigo
Delegado eleito da Linha 4 São João:
Aderico Balestrin
Delegados eleitos do Povoado Coan:
Adélia Dariva, Claudina Bez, Vicente Lise e Dilmir José Darina
Delegado eleito da Linha 2 Cravo:
Elmar Ludke
Delegado eleito do Núcleo São Francisco:
Sérgio Adão Jadoranyk
Delegados eleitos da Linha América:
Maxímino Ciota, Deoclides Nazata e Hermes José Solenta
Delegado eleito da Linha Batistela:
Gilberto Luiz Marostica
Delegado eleito do Rio Turvo:
Marcos Roberto Dariva
Delegado eleito do Núcleo Santa Lúcia:
Cláudio Silvino Dariva