https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2346/secretaria-de-segurana-firma-parceria-com-diversas-entidades
24/04/2009
Secretaria de Segurança firma parceria com diversas entidades
Secretaria de Segurança firma parceria com diversas entidades
Visitas realizadas ao Centro de Educação Santo Agostinho, Patronato São José e Presídio Estadual resultaram em parcerias como palestras educativas
O Governo de Erechim, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social vem realizando uma série de visitas a diversas entidades do município. O objetivo é estreitar o relacionamento entre poder público e instituições e se colocar à disposição das mesmas no que se refere a área da segurança.
Na última semana foi realizada uma reunião com as irmãs do Centro de Educação Santo Agostinho. Elas relataram sobre o trabalho realizado com os jovens, com as familias dos estudantes e com um grupo de senhoras donas de casa do Bairro Morada do Sol. A Secretaria de Segurança se dispôs a promover em conjunto com as irmãs, palestras e trabalhos educativos com os jovens das escolas de ensino médio da rede estadual e do ensino fundamental do sistema municipal, bem como com os professores e familiares dos estudantes, abordando temas como violência e drogas.
A diretoria da Secretaria também conheceu o funcionamento do Presídio Estadual de Erechim. Na ocasião, o administrador Carlos Ortiz e o administrador substituto, Glademir Drews, elencaram os principais problemas como o da falta de atendimento nos Serviços de Psicologia e de Assistência Social, e também o da superlotação. Com capacidade para atender 214 detentos, o presídio tem hoje 360 presos.
Ficou acordado uma parceria, através da promoção de palestras com psicólogas, médicos, assistentes sociais e servidores da secretaria, visando constribuir na reinserção social dos detentos. Parte das reivindicações da administração do sistema penitenciário já foram encaminhadas, como a pintura e colocação de placas ao redor do presídio. A medida, que vai proibir o estacionamento de veículos e interromper o trânsito nas proximidades do local no horário do banho de sol dos detentos, visa dificultar o acesso dos presidiários aos objetos que constantemente são jogados da rua para o pátio do presidio.
Outra reivindicação que também já está sendo providenciada pela administração municipal e o departamento de Direitos Humanos é o recolhimento do lixo contaminado de dentro do sistema carcerário, para que seja incinerado e transportado com cuidado até local apropriado. Também foi solicitado à Administração Pública, para através de parceria com as secretarias de Obras e Meio Ambiente, a iluminação ao redor do prédio, material para reforma e lâmpadas.
A diretoria da Secretaria ainda esteve no Patronato Agrícola São José. Seu administrador, Irno Gaik, falou da grande incidência de fugas de menores que procuram driblar a administração e as orientadoras. Melhorias, para evitar que isso continue acontecendo, estão sendo estudadas como a implantação de oficinas durante o dia. A Secretaria de Segurança vai ministrar palestras com o objetivo de orientar os 52 menores abrigados no Patronato, no que diz respeito a vida social e familiar e também sobre a drogadição.
Participaram das visitas, o secretário Décio Vicelli, a secretária adjunta, Aline Teles, a diretora da secretaria, Clarice Moraes, a chefe do setor de Direitos Humanos e Redes Sociais, Odete de Souza e o chefe da Divisão e Prevenção a Criminalidade, Clóvis dos Santos.