https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/275/i-festival-bota-amarela-de-gaita-ser-em-abril
02/02/2007
I Festival Bota Amarela de Gaita será em abril
I Festival Bota Amarela de Gaita será em abril
Os mais destacados gaiteiros gaúchos estão sendo convidados para o 2º Encontro de Gaiteiros e Acordeonistas do RS e 1º Festival Bota Amarela de Gaita, marcados para o mês de abril em Erechim. A promoção será do Governo Municipal, através da Secretaria da Cultura Esporte e Turismo, juntamente com a Associação de Gaiteiros e Acordeonistas do RS.
O acerto foi no dia 18 de janeiro, no Castelinho, durante encontro com as presenças dos empresários e gaiteiros, Nésio Alves Corrêa (Gildinho), diretor e fundador de Os Monarcas, e Francisco Alves Corrêa (Chiquito), diretor e fundador do grupo Chiquito & Bordoneio. O Governo Municipal esteve representado pelo secretário Elídio Cervo e a Gerente do Departamento Cultural Mara Fátima Pilotto.
O Festival está marcado para os dias 20 (eliminatória) e 21 de Abril (finalíssima). Serão duas noites no Centro Cultural 25 de Julho. O 1º FEBOAG – Festival Bota Amarela de Gaita - terá inscrição em duas categorias: Infanto Juvenil – com idade limite de 18 anos, e Adulto para os maiores de 18 anos. Serão selecionadas 20 inscrições em gaita tecla e 10 na gaita ponto. A premiação será até o 3º lugar.
Paralelamente ao Festival tem o 2º Encontro de Gaiteiros e Acordeonistas do RS. O evento poderá reunir nomes como: Edson Dutra, Adelar Bertussi, Gildinho, Chiquito, Albino Manique, Porca Véia e outros. “Vamos mandar convite para todos”, garante Chiquito - integrante do Conselho da Associação e um dos responsáveis pela organização do evento em Erechim.
O 1º Encontro de Gaiteiros e Acordeonistas foi realizado na localidade de Criúva – distrito de Caxias do Sul – em 8 de novembro de 2006, Na mesma oportunidade, foi criada a Associação de Gaiteiros e Acordeonistas do RS. Na raíz do movimento está uma homenagem a Oneide Bertussi, que inspirou as gerações de gaiteiros no RS nos últimos 50 anos.
O secretário Elídio Cervo explica que a iniciativa do governo municipal é de divulgar e promover o movimento musical local e regional, incentivar e promover os valores artísticos e culturais, motivar quem está começando e valorizar aquele profissional que divulga Erechim fora das fronteiras do município, como é o caso dos irmãos Gildinho e Chiquito e outros também extraordinários gaiteiros e acordeonistas ligados diretamente com a música em Erechim.