https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/28/reunio-com-parceiros-do-proeti
14/11/2006
Reunião com parceiros do Proeti
Reunião com parceiros do Proeti
O Vice-Prefeito Luiz Tirello, participou na última sexta-feira (10), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, de uma reunião almoço com parceiros e colaboradores do Proeti - Programa de Educação em Tempo Integral. O encontro contou também com a presença da direção das escolas, equipe pedagógica, coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
Na oportunidade Tirello destacou que a ampliação da jornada escolar está prevista na LDB, e que o Governo Municipal, desde 2001 prioriza aos alunos da rede municipal a educação em tempo integral. “O Proeti conta com a parceria de colaboradores das mais diversas áreas de conhecimento e atividades, enriquecendo e oportunizando um novo horizonte para nossos alunos”.
Já a Secretária Municipal de Educação, Eni Scandolara, ressaltou que a educação em tempo integral é um avanço e um exemplo para o Estado e o País. “Desde a implantação do Proeti, o trabalho desenvolvido em nosso município foi reconhecido e agraciado com vários prêmios, de instituições sérias e comprometidas com a educação. A cada ano, nossos objetivos e metas passam por avaliações e adaptações para a melhoria da educação em Erechim”.
De acordo com o Governo Municipal, a educação em tempo integral, oportuniza aos alunos uma integração com o meio social, tirando as crianças da ociosidade no turno contrário ao da escola, em que poderiam estar em situação de risco e de marginalidade. O resultado do trabalho desenvolvido com os alunos da rede municipal é sentido também pelas famílias, que relatam a melhora do desempenho escolar e melhora na relação com os pais e comunidade.
O Proeti atende aos alunos de 4ª a 8ª séries, em projetos universais – que todos devem frequentar, e projetos optativos – dirigidos a aptidão e habilidade de cada criança. O programa conta com a parceria de diversas entidades do município, nas diferentes áreas de atividade. Estas parcerias contribuem para o enriquecimento dos projetos e cumprem com um dos papéis da sociedade, que é dar oportunidade.
Em 2006, o Proeti, finaliza suas atividades no dia 30 de novembro. O trabalho reinicia em janeiro e fevereiro, período de férias escolares, onde serão desenvolvidos 14 projetos, nas seis escolas municipais de ensino fundamental, atendendo aos alunos de 4ª a 8ª séries.
Para o próximo ano estão previstos 27 projetos, sendo três universais e 24 optativos, com inclusão nas atividades, da cultura afro-brasileira e italina. Outra novidade é que o Proeti será expandido progressivamente para a educação infantil – pré escolar, com os projetos de artes cênicas, coral, informática, cultura polonesa e aprendendo na cozinha; e para os anos iniciais serão disponibilizados os projetos de informática, xadrez e AABB Comunidade.