Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Desenvolvimento Econômico dá início ao Projeto de Capacitação Tecnológica

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4135/secretaria-de-desenvolvimento-econmico-d-incio-ao-projeto-de-capacitao-tecnolgica

28/07/2010

Secretaria de Desenvolvimento Econômico dá início ao Projeto de Capacitação Tecnológica

Secretaria de Desenvolvimento Econômico dá início ao Projeto de Capacitação Tecnológica

Secretaria de Desenvolvimento Econômico dá início ao Projeto de Capacitação Tecnológica

Parceria com a URI-Campus de Erechim vai proporcionar capacitação teórica e prática de gestão da produção para empresas do município

 

          Teve início na manhã desta terça-feira (27), no salão nobre da URI-Campus de Erechim o Projeto de Capacitação Tecnológica proporcionada pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a universidade. Vinte empresas de diversos segmentos participarão do projeto. OProjeto foi elaborado pela URI-Campus de Erechim e apresentado pelo professor Marcelo Lus Pillotto -  Foto Divulgao/PMEs seus representantes conheceram neste primeiro encontro como o mesmo se desenvolverá. As aulas iniciam no dia 13 de agosto.

          O objetivo, segundo o secretário Walmir Badalotti é levar conhecimento às empresas que estão num patamar mais elevado de gestão. “Melhorar seus processos de capacitação e de qualificação, abrindo novas possibilidades de inserção no mercado competitivo é a nossa proposta para empresas já consolidadas no município”, sublinhou.

         O projeto foi elaborado pela URI-Campus de Erechim e apresentado pelo professor Marcelo Luís Pillotto, onde, por intermédio de uma capacitação teórica e prática de gestão da produção, tem a intenção de proporcionar aos participantes melhorias consistentes e contínuas nos processos produtivos. Dois participantes por empresa, totalizando 40 gestores participarão da capacitação que se dará através do desenvolvimento de seis módulos; realização das aulas em um fim de semana (sexta-feira tarde e noite, sábado pela manhã) com o repasse das ferramentas de gestão; tempo de no mínimo 15 dias para os empresários aplicarem os conceitos na empresa; nova aula (fim de semana) com a apresentação dos resultados obtidos com a aplicação das ferramentas pelos empresários com a avaliação crítica do professor do módulo. Realização de um trabalho final com a implantação definitiva das melhorias aprendidas durante o curso conjuntamente com a medição dos resultados obtidos.

 

Etapas do programa:

 

Módulo I – Conceitos Básicos de Engenharia da Produção - (Noção de Sistemas de Produção. Evolução das normas de concorrência e contextualização do mercado Nacional. Conceitos de Produtividade e Produtividade Econômica. Conceito de tempo de atravessamento (Lead Time), takt-time e tempo de ciclo. Conceitos básicos associados ao Just-In-Case, Just-In-Time, Tecnologia da Produção Otimizada (OPT). Conceitos de Sistemas Produtivos derivados da Teoria das Restrições (TOC). Processo de Pensamento, Indicadores e Metodologia de Aplicação da TOC. Conceitos de Gargalo e Recursos com Capacidade Limitada. Discussão sobre a importância da variabilidade nos Sistemas de Produção)

 

Módulo II – Construção de Sistemas Produtivos – MFP e Perdas do STP - (Mecanismo da Função Produção e a construção de melhorias baseadas nos processos. As Perdas nos Sistemas Produtivos. Método 5MQS. Método do Fator de Produção. Índice de Rendimento Operacional Global – IROG. Estrutura de Gerenciamento do Posto de Trabalho – GPT. Conceitos relativos à Capacidade e a Demanda das Empresas. Utilização de Softwares de análise de capacidades e demandas para identificação científica das restrições. Visão Sistêmica, Unificada/Integrada e Voltada aos Resultados do Posto de Trabalho (GPT).)

 

Módulo III – CQZD – Autonomação, Controle da Qualidade Zero Defeito e Poka-Yoke (Autonomação: Pilar fundamental do Sistema Toyota de Produção. A Autonomação e os acidentes de trabalho: No rumo do Acidente-Zero. Controle de Qualidade Zero Defeitos. Erros e Defeitos. Estratégias de Inspeção. O conceito de Poka-Yoke).

 

Módulo IV – Leiaute e Manufatura Celular - (Aspectos gerais ligados ao Leiaute Industrial. Tipos de Leiaute. Fábricas Focalizadas. Tecnologia de Grupo. Método de implantação do Leiaute de maneira geral – o macro-leiaute fabril. Método de implantação do Leiaute celular. Dimensionamento dos trabalhadores no Leiaute celular. A Autonomação, a Multifuncionalidade e a montagem do Leiaute celular. Avaliação da implantação do Leiaute).

Módulo V – Custos - (Os Sistemas de Produção e as Grandes Filosofias de Custeio. A Filosofia do Custeio Integral. A Filosofia do Custeio por Absorção. A Filosofia do Custeio Variável. Apresentação dos Métodos de Custeio. Método do Centro de Custos. Método ABC. A contabilidade de ganhos. Custeio Direto e a estratégia de produção. Análise da viabilidade econômica de projetos).

 Módulo VI – Trabalhos finais - (Acompanhamento de um professor na empresa dos participantes para realizar uma nova leitura da organização com o objetivo de medir os resultados obtidos com as melhorias relacionadas ao ambiente de produção da empresa, demonstrando os resultados obtidos com a implantação das ferramentas).