https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4135/secretaria-de-desenvolvimento-econmico-d-incio-ao-projeto-de-capacitao-tecnolgica
28/07/2010
Secretaria de Desenvolvimento Econômico dá início ao Projeto de Capacitação Tecnológica
Secretaria de Desenvolvimento Econômico dá início ao Projeto de Capacitação Tecnológica
Parceria com a URI-Campus de Erechim vai proporcionar capacitação teórica e prática de gestão da produção para empresas do município
Teve início na manhã desta terça-feira (27), no salão nobre da URI-Campus de Erechim o Projeto de Capacitação Tecnológica proporcionada pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a universidade. Vinte empresas de diversos segmentos participarão do projeto. Os seus representantes conheceram neste primeiro encontro como o mesmo se desenvolverá. As aulas iniciam no dia 13 de agosto.
O objetivo, segundo o secretário Walmir Badalotti é levar conhecimento às empresas que estão num patamar mais elevado de gestão. “Melhorar seus processos de capacitação e de qualificação, abrindo novas possibilidades de inserção no mercado competitivo é a nossa proposta para empresas já consolidadas no município”, sublinhou.
O projeto foi elaborado pela URI-Campus de Erechim e apresentado pelo professor Marcelo Luís Pillotto, onde, por intermédio de uma capacitação teórica e prática de gestão da produção, tem a intenção de proporcionar aos participantes melhorias consistentes e contínuas nos processos produtivos. Dois participantes por empresa, totalizando 40 gestores participarão da capacitação que se dará através do desenvolvimento de seis módulos; realização das aulas em um fim de semana (sexta-feira tarde e noite, sábado pela manhã) com o repasse das ferramentas de gestão; tempo de no mínimo 15 dias para os empresários aplicarem os conceitos na empresa; nova aula (fim de semana) com a apresentação dos resultados obtidos com a aplicação das ferramentas pelos empresários com a avaliação crítica do professor do módulo. Realização de um trabalho final com a implantação definitiva das melhorias aprendidas durante o curso conjuntamente com a medição dos resultados obtidos.
Etapas do programa:
Módulo I – Conceitos Básicos de Engenharia da Produção - (Noção de Sistemas de Produção. Evolução das normas de concorrência e contextualização do mercado Nacional. Conceitos de Produtividade e Produtividade Econômica. Conceito de tempo de atravessamento (Lead Time), takt-time e tempo de ciclo. Conceitos básicos associados ao Just-In-Case, Just-In-Time, Tecnologia da Produção Otimizada (OPT). Conceitos de Sistemas Produtivos derivados da Teoria das Restrições (TOC). Processo de Pensamento, Indicadores e Metodologia de Aplicação da TOC. Conceitos de Gargalo e Recursos com Capacidade Limitada. Discussão sobre a importância da variabilidade nos Sistemas de Produção)
Módulo II – Construção de Sistemas Produtivos – MFP e Perdas do STP - (Mecanismo da Função Produção e a construção de melhorias baseadas nos processos. As Perdas nos Sistemas Produtivos. Método 5MQS. Método do Fator de Produção. Índice de Rendimento Operacional Global – IROG. Estrutura de Gerenciamento do Posto de Trabalho – GPT. Conceitos relativos à Capacidade e a Demanda das Empresas. Utilização de Softwares de análise de capacidades e demandas para identificação científica das restrições. Visão Sistêmica, Unificada/Integrada e Voltada aos Resultados do Posto de Trabalho (GPT).)
Módulo III – CQZD – Autonomação, Controle da Qualidade Zero Defeito e Poka-Yoke (Autonomação: Pilar fundamental do Sistema Toyota de Produção. A Autonomação e os acidentes de trabalho: No rumo do Acidente-Zero. Controle de Qualidade Zero Defeitos. Erros e Defeitos. Estratégias de Inspeção. O conceito de Poka-Yoke).
Módulo IV – Leiaute e Manufatura Celular - (Aspectos gerais ligados ao Leiaute Industrial. Tipos de Leiaute. Fábricas Focalizadas. Tecnologia de Grupo. Método de implantação do Leiaute de maneira geral – o macro-leiaute fabril. Método de implantação do Leiaute celular. Dimensionamento dos trabalhadores no Leiaute celular. A Autonomação, a Multifuncionalidade e a montagem do Leiaute celular. Avaliação da implantação do Leiaute).
Módulo V – Custos - (Os Sistemas de Produção e as Grandes Filosofias de Custeio. A Filosofia do Custeio Integral. A Filosofia do Custeio por Absorção. A Filosofia do Custeio Variável. Apresentação dos Métodos de Custeio. Método do Centro de Custos. Método ABC. A contabilidade de ganhos. Custeio Direto e a estratégia de produção. Análise da viabilidade econômica de projetos).
Módulo VI – Trabalhos finais - (Acompanhamento de um professor na empresa dos participantes para realizar uma nova leitura da organização com o objetivo de medir os resultados obtidos com as melhorias relacionadas ao ambiente de produção da empresa, demonstrando os resultados obtidos com a implantação das ferramentas).