Prefeitura Municipal de Erechim - Gestantes que participam do PIM ganham tarde de beleza

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4143/gestantes-que-participam-do-pim-ganham-tarde-de-beleza

29/07/2010

Gestantes que participam do PIM ganham tarde de beleza

Gestantes que participam do PIM ganham tarde de beleza

       O Programa Primeira Infância Melhor que está sendo realizado com as gestantes residentes no Bairro Progresso de Erechim proporcionou a elas uma tarde de beleza nesta quinta-feira (29). As mamães puderam cortar o cabelo e fazer a unha com a colaboração das alunas da Mejihel Cosméticos. Conforme a monitora do PIM, Giana Biollo a ideia era trabalhar a auto-estima, transmitindo a importância do cuidado que elas devem ter com o seu corpo durante este período de suas vidas.

         Uma vez pGestantes puderam fazer a unha e cortar o cabelo nesta quinta-feira - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PMEor mês, as gestantes participarão de encontros onde serão abordados diversos assuntos, além é claro de orientações para a mamãe e para o bebê. Desde maio, a monitora, as visitadoras e o Grupo Técnico Municipal, constituído por representantes das Secretarias de Saúde, Cultura Esporte e Turismo, Educação e de Cidadania, estão mantendo contato com as gestantes. No início eram 40 gestantes. Agora são 26 já que as demais ganharam seus bebês que também são acompanhados pelo PIM.

         Nesta quinta-feira, a enfermeira Éclesan Palhão, da Secretaria de Saúde e membro do GTM, repassou orientações de prevenção às estrias, em como evitar rachaduras no seio e a importância da exclusividade da alimentação dFuturas mames tambm cortaram o cabelo - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PMEo bebê, onde até os seis meses de vida, apenas leite materno deve ser dado. Ela também falou da importância da mamada a cada duas horas durante o dia. À noite, ou seja, a partir das 22h até as 6h do dia seguinte, o peito deve ser dado apenas se o bebê chorar. Também salientou que as conversas com o bebê são fundamentais durante o dia inteiro. Já à noite, o silêncio é primordial. “São detalhes pequenos que precisam ser bem esclarecidos para as gestantes”, disse ela. “O momento da amamentação é mágico, onde o vínculo será fortalecido nestes gestos. A troca de olhares, de carinho, de amor e afeto é que deve ser transmitido neste momento tão necessário e importante para o desenvolvimento do bebê. O primeiro contato é para a vida inteira”, frizou ela.

         O Programa Primeira Infância melhor tem como objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os 6 anos de idade. É um programa à nível de estado e foi implantado em Erechim em 2009 no bairro Progresso onde atende 250 famílias. O trabalho que está sendo desenvolvido é de orientação às famílias, por meio de atividades lúdicas específicas voltadas a promoção de habilidades como linguagem, motricidade, sócio-afetivo e cognitiva. Estas habilidades são desenvolvidas através de modalidades de atenção individual, grupal e comunitária.