https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4153/inicia-o-censo-2010-em-erechim
02/08/2010
Inicia o CENSO 2010 em Erechim
Inicia o CENSO 2010 em Erechim
Prefeito Paulo Polis recebeu o recenseador Ângelo Palú no primeiro dia da operação censitária
O IBGE inicia, hoje, 2 de agosto de 2010 a grande operação censitária nos 5.565 municípios brasileiros. Em Erechim, 126 recenseadores irão visitar os 33 mil domicilios existentes na área urbana e rural. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Paulo Polis recebeu o recenseador Ângelo Palú em seu gabinete. A visita marcou oficialmente o início do Censo na maior cidade do Alto Uruguai.
Conforme o Admar Dorfeld, coordenador da Subárea III da Agência do IBGE de Erechim, são 29 os municípios que começam receber a visita de 360 recenseadores ao longo dos próximos quatro meses. É preciso que a população colabore recebendo o profissional do IBGE e prestando as informações solicitadas. Estes dados são a matéria-prima que o IBGE necessita na produção de informações que vão servir aos órgãos governamentais na formação e elaboração das políticas públicas nos mais diversos setores.
São mais de 230 mil profissionais envolvidos na operação do 12º Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado.
O Censo, que será totalmente informatizado, com o uso de 220 mil computadores de mão (PDA), investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, servindo de base para o planejamento público e privado da próxima década. No questionário deste ano foram colocadas perguntas como, por exemplo, novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena. Outra novidade é que, pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido também pela Internet.
Para que o IBGE consiga tirar a “fotografia” mais nítida possível do Brasil, é preciso informar o público em geral sobre a importância de abrir as portas aos recenseadores – com segurança – e de que forma os resultados da pesquisa contribuirão para o exercício da cidadania. Os recenseadores estão identificados pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.
Informações sobre o Censo, também podem ser obtidas pelo telefone 3321-1291.