https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4181/maiara-simionato--a-nova-rainha-da-festa-di-bacco
10/08/2010
Maiara Simionato é a nova rainha da Festa di Bacco
Maiara Simionato é a nova rainha da Festa di Bacco
Escolha da nova corte aconteceu no último sábado junto ao Festival do Vinho de Erechim
A comissão organizadora da Festa di Baco escolheu no último sábado, 7, a nova corte que irá representar a festa pelos próximos dois anos na 10ª e 11ª edição de um dos eventos mais importantes da agricultura da região. Segundo Charles Oldoni, presidente da Festa Di Baco, a escolha ocorreu com jantar típico italiano no 5º Festival do Vinho, onde participaram quatro cantinas da região: Slongo, Bandiera, Guarnieri e Batistela. A 5ª edição do Festival é uma das promoções da festa que ocorre anualmente, e neste ano foi realizada no salão de esportes da Paróquia Nossa Senhora da Salete no bairro Três Vendas.
A escolha da nova corte foi diferente neste ano, explicou Oldoni. Isso porque foi aberto para todas as entidades que quisessem participar. “Sete candidatas de nível excelente, cultas e bonitas se registraram para a disputa”, elogiou. Entre essas sete candidatas foram escolhidas a rainha, a primeira e a segunda princesa, como também as embaixatrizes. A corte que representará a festa por um período de dois anos, até agosto de 2012 quando haverá nova escolha, é composta pela rainha Maiara Malena Simionato, representando as agroindústrias; primeira princesa Ticiane Wilhelm, representando a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU); segunda princesa, Lucianaura Miorando Bortoloto, representando os Grupos Italianos.
Oldoni observa que este ano houve a escolha das embaixatrizes Bárbara Berlanda (Empresa: Rita Silva Berlanda); Camila Raquel Cristani (CPM – Escola Consolata); Daiane Waskiwvic (Vinicultores – Cantinas); e Débora Zamprogna Flores (CTG – Sentinela da Querência), que irão acompanhar as rainhas e ajudar na elaboração do trabalho e desenvolvimento de toda festa.
O processo de escolha da nova corte foi criterioso cumprindo três etapas. Na primeira etapa as candidatas tiveram aulas de história sobre Erechim e região, e posteriormente foram avaliadas por uma prova objetiva e descritiva, elaborada por duas professoras e um professor. As provas foram corrigidas, lacradas e enviadas para a comissão organizadora.
De acordo com Oldoni, na segunda etapa as candidatas fizeram um passeio turístico conhecendo os vales, parreirais, cantinas, e receberam aulas sobre vinicultura, vitivinicultura e a história da Festa di Bacco, que está na sua 9ª edição e “já tem uma história para ser contada” disse o presidente.
Na última etapa foi realizada uma coletiva de imprensa realizada na 15ª CRE, onde estiveram presentes representantes da imprensa local, que entrevistaram as candidatas. Após a entrevista elas foram avaliadas e as informações lacradas para ser abertas no dia do desfile.
A última etapa da escolha foi o desfile, salienta Oldoni, que contou com a presença de cinco jurados. Após o somatório de todas as notas se definiu as vencedoras. Conforme ele, o evento atendeu todas as expectativas com 700 pessoas presentes, número maior que o esperado.
A participação de grande número de prefeitos da região foi destacada por Oldoni. “Isso para nós é muito importante, porque o próximo passo dessa festa é a regionalização. Quando elaboramos a festa a região estava participando somente dos eventos culturais, a partir de agora, integrará não somente estes eventos, mas também a comercialização”, comentou. Ele afirma que a festa cresceu, criou estabilidade, um conceito, um nome passando desde a comercialização até a parte cultural. “Neste ano as maiores redes de mercado absorveram 80% da produção local, ao invés de trazerem de fora como acontecia nos anos anteriores”, enfatizou. Uma das novidades neste ano, explica Oldoni, é organização da Festa Di Bacco por cinco departamentos, além da diretoria, para tornar a organização mais profissional.
Integram a comissão organizadora da Festa di Baco a Emater/Ascar; a Comissão da Uva; a Prefeitura de Erechim através da Secretaria de Cultura, Esporte Turismo e a Secretaria de Agricultura Abastecimento e Segurança Alimentar; os grupos italianos Gillé, Stela Alpina e Avanti e a Sutraf Alto Uruguai.
* Colaboração Jornal Bom Dia