Prefeitura Municipal de Erechim - Programa de prevenção à gravidez inicia atividades com adolescentes

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4199/programa-de-preveno--gravidez-inicia-atividades-com-adolescentes

13/08/2010

Programa de prevenção à gravidez inicia atividades com adolescentes

Programa de prevenção à gravidez inicia atividades com adolescentes

Programa de prevenção à gravidez inicia atividades com adolescentes

 

Equipe responsvel e os jovens que participaram da primeira reunio - Foto Divulgao PME         O Programa Saber Viver iniciou as atividades junto aos adolescentes na terça-feira (10), reunindo estudantes da turma da 8º série da EMEF Caras Pintadas. A iniciativa é do Gabinete da Primeira- Dama e o público alvo são jovens de 13 a 19 anos das 8ª séries das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Erechim. A carga horária é de 13 períodos ou dez horas por mês, durante três anos, que recebem orientações sobre como prevenir a gravidez na adolescência. “Os adolescentes foram muito receptivos à proposta, isso nos dá a expectativa de que este programa terá ótimos resultados”, afirmou Cristiane Polis.

         O Gabinete da Primeira-Dama considera que a participação e o envolvimento dos adolescentes no programa é fundamental para que se alcance os objetivos traçados. As atividades com essa turma acontecerá todas as terças- feiras até o dia 14 de setembro. Depois inicia uma nova caminha com a turma do CEJA Erechim no Caras Pintadas e com o Projovem Adolescente, da Secretaria Municipal da Cidadania.

          O Programa Saber Viver surgiu da necessidade detectada pelo Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Saúde, em se adotar ações para a redução dos índices de gravidez precoce. O fato da equipe do Programa Acolher - também desenvolvido pelo Gabinete - se deparar com a gravidez de uma criança de 12 anos, deu o alerta de que o programa de prevenção à gravidez na adolescência era necessário e urgente.

          Entre os objetivos do programa estão os de contribuir na elaboração e definição de políticas públicas voltadas para os jovens; articular as ações entre as secretarias afins, numa perspectiva de baixar os índices de adolescentes grávidas no município; estimular o desenvolvimento de um projeto de vida, despertando sonhos e motivando para a prevenção de gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis. “O jovem precisa ser estimulado a ter projeto de vida, sonhar em fazer um curso técnico, superior, ter uma profissão, planejar seu futuro familiar, fazer escolhas”, destacou Cristiane.

         Conforme a coordenadora do Saber Viver, Luciana Barufi, entre os resultados esperados está a apropriação por parte dos jovens dos métodos contraceptivos vinculando à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez, resultando na diminuição desta na adolescência, através de ações articuladas e estratégias de políticas públicas voltadas para os jovens.