https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4231/revitalizao-dos-canteiros-deixa-avenida-principal-mais-bonita
18/08/2010
Revitalização dos canteiros deixa avenida principal mais bonita
Revitalização dos canteiros deixa avenida principal mais bonita
O investimento do governo municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, na revitalização dos canteiros da Avenida Sete de Setembro – a entrada principal da cidade – já está chamando a atenção dos erechinense, especialmente pelo colorido das flores, que enfeitam o trecho entre o Estádio Colosso da Lagoa e a Praça da Bandeira, no coração da cidade. O investimento realizado para deixar a cidade mais bonita chega a R$ 51.0000,00, dentro de um programa que vem sendo realizado ao longo dos últimos dez meses.
Trabalhando em uma obra na avenida, a auxiliar de limpeza, Rosângela Marques pode ver o avanço diário da mudança de visual de canteiro, conforme o andamento dos trabalhos iniciados em novembro de 2009. “Agora está muito mais bonito. O amor perfeito deixou bem colorido. Prá mim ajudou também, eu tenho rinite e aquela árvore que tinha pólen incomodava”, opinou.
No entendimento do comerciante Célio Onhate, alguns detalhes ainda poderiam ser melhorados, mas avaliou que no geral valeu o investimento realizado. “Antes era só inço, ficou muito melhor”, afirmou, em frente à sua eletrônica, em frente ao prédio das três torres.
A comerciária Leides Stefanoski, que trabalha em uma loja que vende colchões, na mesma quadra que Célio, concorda que a cidade ficou muito mais bonita com esta obra, porém já demonstrou preocupação com a manutenção dos canteiros. Ela reclamou que diariamente várias pessoas continuam levando seus cachorros para fazer as necessidades na grama recém-plantada. “Seria bom que eles tivessem maior consciência e ajudassem a cuidar, pois ficou muito bonito”, defendeu.
Tudo isso que a comunidade está elogiando, começou com a retirada de ligustres ao longo de toda a avenida. Segundo o diretor de planejamento e serviços ambientais, Edson da Silva, foi realizado devido ao pólen produzido e também por estas árvores dificultarem o crescimento da grama em suas proximidades.
As demais, como as azaléias, grevilhas, umbuzeiros, açoita, coqueiros, cipreste, cerejeiras e pinheiro-araucária foram deixadas, especialmente nas duas primeiras quadras da avenida, sentido centro-bairro.
Nos outros pontos foram plantadas espécies mais adequadas, tanto pela beleza quanto à produção de sobra, dentre elas tipoana, ingáfeijão, quaresmeira e ipês. Este último vai predominar no trecho entre o Colosso da Lagoa e a Praça Jaime Lago, sendo o de flor amarela o escolhido em homenagem ao Ypiranga/Barão Futebol Clube.
O que mais tem encantado os cidadãos é a beleza do colorido que as flores têm dado, espécies plantadas seguindo a sugestão da vice-prefeita Ana Oliveira, conforme explicou Edson da Silva. Segundo ele, os canteiros estarão enfeitados o ano inteiro, com flores próprias da estação, trocadas em março e outubro de cada ano, como por exemplo amor-perfeito, boca-de-leão, petúnias, tagete, zínea, vinca e alegria de jardim.
Flores perenes como moréia, lírio, grama-preta, agapanto, buxinho, rabo-de-gato, estrelicia e outras, também enfeitam os canteiros, que tiveram toda a grama velha e a terra retirados pela Prefeitura.
A Secretaria do Meio Ambiente também foi responsável pela colocação da terra boa, enquanto que a empresa vencedora da licitação realizou a correção do solo e plantio da grama nova, bem como das flores que ficam na ponta de cada um dos canteiros.