https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4258/segurana-pblica-na-semana-interna-de-preveno-de-acidentes-do-trabalho
24/08/2010
Segurança Pública na semana interna de prevenção de acidentes do trabalho
Segurança Pública na semana interna de prevenção de acidentes do trabalho
A assistente social Cláudia Pires e a responsável pelo Setor de Direitos Humanos, enfermeira Danusi Marceli Grando, da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, palestraram para os funcionários da Aurora Alimentos nos dias 10 e 11 de agosto. O assunto abordado foi “A importância da família na prevenção de substâncias psicoativas”, a pedido da psicóloga da empresa, Caroline Rigo, e pela enfermeira Juliana Goulart.
A palestra deu ênfase ao estado em que os funcionários se encontravam com suas famílias, a escola dos filhos e em relação à empresa, também abordaram sobre limites, abuso e dependência às drogas lícitas e não lícitas, sinais, sintomas e indicadores de uso das substâncias psicoativas. O objetivo da atuação das profissionais da Segurança Pública é atuar na prevenção das referidas substâncias, fortalecendo o aspecto da estabilidade afetiva e emocional das famílias dos trabalhadores.
Cláudia Pires argumenta que estando a família em condição de dar apoio ao dependente, este mais rapidamente conseguirá tratar-se e realizar os procedimentos indicados pela equipe de saúde, sendo de responsabilidade dos profissionais auxiliarem na orientação ao manejo destes junto ao dependente. “A família é o suporte necessário para todos que se encontram com dificuldades, sejam elas emocionais, sociais e econômicas, o amor e a resiliência vencem as maiores barreiras, é como a música diz: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, para isso, a família precisa saber que dependência e abuso são doença, levar a sério o tratamento. Temos que parar de esperar e juntos retirarmos as pessoas dessa condição generalizada que é o consumo de drogas”, explicou.
Danusi Grando complementou afirmando que “conseguimos retirar as pessoas do consumo de substâncias psicoativas quando estes sentem-se fortalecidos pela rede de apoio, a comunidade também tem um papel importante na melhoria da saúde da população.”
As empresas interessadas nas palestras podem entrar em contato através dos telefones: 3522-9256/3522-8406 ou e mails: direitoshumanos@erechim.rs.gov.br