https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4291/conselheiros-tutelares-tomam-posse
31/08/2010
Conselheiros tutelares tomam posse
Conselheiros tutelares tomam posse
A Prefeitura de Erechim e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicae) realizaram na manhã desta terça-feira (31) a posse dos Conselheiros Tutelares para um período de três anos de atuação. A solenidade contou com a presença de Paulo Polis – Prefeito de Erechim, Ana Oliveira – Vice-Prefeita de Erechim, Edir Goelzer – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Maria Dolores Mafacioli Gollin – secretária municipal de Cidadania, bem como de Laureana Paviani, atual presidente do conselho tutelar.
O Regulamento 001 de maio de 2010 regulamenta o Processo de Seleção e Eleição do Conselho Tutelar de Erechim, que está previsto na lei municipal nº 4.107, de 28 de dezembro de 2006, para o período de três anos, a contar de 31 de agosto de 2010.
O Conselheiro Tutelar tem suas atribuições dispostas no art. 30, da Lei 4.107, de 28 de dezembro de 2006. E entre as várias atribuições o objetivo primordial é atender as crianças e adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados; atendendo e aconselhando os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente, aplicando as medidas prevista em Lei, e notificando as autoridades judiciárias sempre que houver a violação destes direitos.
Os novos conselheiros tutelares são: Sandra Mara Demoliner, Elizabete Mazurkevicz, Fernanda Braggio, Denise Silveira Nunes e Nicolas Albrecht Optiz, tendo como suplentes Cristiane Câmara, Laureana Carla Paviani, Michele Baldissera, Marindia Mocelin, Cristiane dos Santos Paliga e Raquel Dall'Agnol.
Para Dolores, “só quem conhece o verdadeiro sentido de ser uma criança e adolescente sabe o quanto estes conselheiros merecem o nosso reconhecimento, o nosso parabéns. O trabalho é grande, mas os resultados são motivadores para seguir em frente”. Para ela, a tarefa desempenhada pelos conselheiros é árdua, “porém também é compensadora quando se consegue retirar de famílias crianças que estão tendo seus direitos violados”.
A presidente do Comdicae, Edir Goelzer, disse aos conselheiros que “é importante que eles saibam que a comunidade espera muito deles, e que o Condicae é parceiro em suas atividades”. Ela lembrou o processo de eleição que elegeu os cinco melhores classificados, assim como da capacitação realizada na semana passada reunindo todos os conselheiros. Deixou uma mensagem aos conselheiros: “O combustível da vida é a dedicação. Sempre que vocês estiverem estimulados para fazer o seu trabalho, tudo dará certo”, destacou.
Para o prefeito Paulo Polis, não há nada mais nobre do que lidar com crianças e adolescentes. “E muitas entidades estão fazendo este trabalho de forma voluntária, sendo merecedoras do nosso agradecimento. Os conselheiros tutelares são importantes neste processo, e o governo municipal parceiro para junto com ele e com as entidades, estabelecer pontes para criar caminhos para o sucesso de nossas ações e principalmente para que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, disse ao parabenizar os que tomaram posse nesta manhã.