https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4318/municpio-adquire-rea-para-ubs-no-parque-lvia
10/09/2010
Município adquire área para UBS no Parque Lívia
Município adquire área para UBS no Parque Lívia
O município de Erechim adquiriu um terreno para a construção uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na divisa entre o Parque Lívia e Bairro São Vicente de Paulo. A assinatura da escritura pública de desapropriação amigável da área de 1.238,15m² quadrados aconteceu sexta-feira (10) no Salão Nobre. Constitui a contrapartida do município de R$ 135.000,00 na parceria que firmou com o governo estadual, que já destinou R$ 480.000,00 para a obra, através do Programa de Prevenção à Violência (PPV).
A construção desta UBS atende a uma demanda regional do Orçamento Participativo, apresentada em 2009 pela comunidade do Parque Lívia. O prédio terá 336,40 m2 e será construído na Rua Zero Hora, lote urbano 8, quadra A .
Segundo o secretário municipal de Saúde, Plínio Costa Júnior, será a mais moderna em Erechim, com uma “estrutura diferenciada”. Ele antecipou que serão cinco consultórios médicos, três odontológicos, sala de vacina, sala de nebulização, cozinha, sala de espera e outras especificações que constam dentro do modelo da Unidade Tipo 3 - a maior dentro do PPV - com capacidade para comportar até três equipes de Estratégia da Saúde da Família.
Depois da assinatura da escritura, o prefeito Paulo Polis fez a entrega do cheque à proprietária da área, Laire Lora Incert. Ato foi acompanhado pelo secretário municipal da Fazenda, Valdemar Loch, representantes do Orçamento Participativo, Artidor Andrade e Juarez Moura, mais delegados do OP no Parque Lívia e Loteamento Novo Horizonte, além de representantes das associações de moradores desta localidades.
Prefeito disse que está tudo encaminhado para que a obra possa iniciar, tão logo se dê o processo de licitação. “Os recursos já estão disponíveis no Fundo Municipal de Saúde”, informou. Quando estiver em condições de começara o atendimento, esta unidade irá substituir a UBS no São Vicente de Paulo, atendendo as comunidades deste bairro, do Parque Lívia (sede), Copas Verdes, Morada do Sol, Linho, Novo Horizonte e Vila União. “Este não é somente um investimento no prédio físico, também haverá toda uma qualificação de pessoal,” comentou Polis.