https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4327/nova-rede-leva-gua-para-mais-famlias-em-capo---er
14/09/2010
Nova rede leva água para mais famílias em Capo - Erê
Nova rede leva água para mais famílias em Capo - Erê
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento Alimentar realiza até o final desta semana a ligação de uma nova rede de água em Capo-Erê. A comunidade beneficiada é a Linha Peliciolli, abastecendo mais seis famílias com água do poço que já atende toda a sede do distrito. Esta obra põe fim a um problema existente há cerca de dez anos, garantindo água de qualidade para famílias que até então eram obrigadas a se socorrer de vertente, tanto para o consumo quanto para o uso na propriedade.
O secretário Eloir Griseli e o adjunto Hermes Kamanski foram até a comunidade conferir de perto com os moradores o andamento dos trabalhos, realizado pela equipe de poços artesianos, sob a responsabilidade de Laércio Basso. Eles demonstraram satisfação em ver se concretizar mais empreendimento de parceria, unindo governo e comunidade, uma das principais características da atual administração.
Conforme Kamanski, foi realizada a conscientização, organização e articulação dos moradores até que foi obtido um consenso para a realização da obra, esperada há mais de dez anos pelas famílias da Linha Peliciolli. “Havia algumas resistências, visto que alguns usuários tinham medo que pudesse faltar água no poço, a partir do acesso de mais famílias”, contou.
Ele explicou que o governo tem priorizado, quando possível, a abertura de redes ao invés de abrir novos poços artesianos. “É uma medida que, além de reduzir os custos, também protege o lençol freático”, afirmou.
A rede construída tem uma extensão de 3.200 metros. Na parceria realizada, o município, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento Alimentar, viabilizou o projeto no valor de R$ 2.000,00 e mais 65 horas- máquina para a abertura da vala. Cada família investiu cerca de R$ 1.000,00 na compra de canos, conexões e hidrômetros.
Segundo Laércio Basso, até o final desta semana ele próprio fará a ligação das duas redes, última etapa para a água chegar às residências. Esta situação irá encerrar o ciclo em que as famílias precisavam se socorrer de vertentes dentro da propriedade. “Uma delas, na última seca, foi preciso ir buscar água de carroção ou trator, a cerca de 500 metros da casa”, contou.
O poço que atende a sede do distrito tem uma vazão de 20 mil litros hora, que dá garantia de abastecimento, mesmo nos períodos de maior seca. Afora isso, a equipe de poços artesianos vem realizando rotineiramente um trabalho de eliminação de desperdício de água na sede do distrito.