https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4386/prefeito-polis-recebe-visita-de-alunos-surdos-da-escola-santo-agostinho
28/09/2010
Prefeito Polis recebe visita de alunos surdos da Escola Santo Agostinho
Prefeito Polis recebe visita de alunos surdos da Escola Santo Agostinho
Com o intuito de divulgar a cultura surda e falar da necessidade de intérpretes em locais públicos é que os alunos surdos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho acompanhados de seus professores estiveram na manhã desta terça-feira (28) visitando o prefeito Paulo Polis.
No último domingo, dia 26 de setembro, foi comemorado o Dia do Surdo e segundo a vice-diretora da escola, Marilene Schefer, este é um bom momento para lembrar dos desafios que são necessários enfrentar: a exemplo de uma escola para surdos, pelo menos até o ensino fundamental e a disponibilização de intérpretes em locais públicos. “Nossa maior ferramenta são os intérpretes pois são através deles que os conteúdos de sala de aula são repassados assim como aqueles para a boa convivência diária entre ouvintes e surdos”, frisou ela.
Para a professora Jaqueline Boldo, que também é surda, a ideia é disponibilizar intérpretes nos espaços públicos para que os surdos se sintam incluídos no meio em que vivem. Para ela, vários locais da cidade deveriam oferecer este serviço, como bancos, hospitais, igrejas, pois as pessoas surdas também são frequentadoras destes espaços. A intérprete Carina Ferrazzo comentou que eventos como o desfile de Sete de Setembro, e a própria Feira do Livro ou mesmo a Frinape as pessoas surdas ficam desasistidas por não haver um intérprete para auxiliá-la. “Acreditamos que este pensamento deva começar a ser construído no município”, observou.
Conforme o prefeito Paulo Polis a inclusão é uma das questões que o governo municipal tem dado atenção. Citou como exemplo os recursos destinados a Apada para que a URI-Campus de Erechim subsidie professores que cursam Libras - a Lingua Brasileira de Sinais. “Vamos buscar parcerias com o Estado para que se defina o papel de cada órgão neste processo de melhorias para a inclusão dos surdos. Tenha certeza do ganho qualitativo que será disponibilizar intérpretes para este público”. Uma reunião deve ser agendada com a Secretaria de Educação, 15ª CRE e vereadores para tratar destes assuntos.
Ao final da visita, o prefeito Polis levou os alunos até a sacada da prefeitura de onde puderam ver o coração da cidade e as estruturas sendo montadas para a Feira do Livro. Os adolescentes da quarta, quinta, sexta e sétima série também ensinaram o prefeito como dizer o seu nome em Libras.