https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4409/feira-do-livro---projeto-educar-e-sensibilizar-para-o-turismo-lana-cartilha-turstico-pedaggica
01/10/2010
FEIRA DO LIVRO - Projeto Educar e Sensibilizar para o Turismo lança Cartilha Turístico Pedagógica
FEIRA DO LIVRO - Projeto Educar e Sensibilizar para o Turismo lança Cartilha Turístico Pedagógica
Dentro da programação da XIII Feira do Livro, I Feira Cultural e I Mostra de Turismo, foi realizada na noite desta quinta-feira (30) o lançamento da Cartilha Turístico Pedagógica do Projeto Educar e Sensibilizar para o Turismo. Ela chega para se somar as oficinas de turismo realizadas nas escolas do município, em que o jogo de quebra-cabeças apresenta os produtos turísticos que Erechim tem a oferecer aos visitantes.
O lançamento contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, da coordenadora da XIII Feira do Livro, I Feira Cultural e I Mostra de Turismo, Clarisse Solange Maronesi, do patrono da XIII Feira do Livro, Ernesto Cassol, convidados ligados a área do turismo, bem como da técnica de Turismo da Prefeitura de Erechim, Michele Sansigolo dos Santos, idealizadora do projeto.
O projeto Educar e Sensibilizar para o Turismo objetiva despertar a comunidade para a preservação e a valorização da cultura, refletindo o interesse para a atividade artística. No decorrer das oficinas de turismo, os estudantes têm a oportunidade de vislumbrar no turismo, um fato de construção de cidadania e integração dos povos.
Na cartilha, o leitor encontrará informações básicas sobre a história e os pontos turísticos de Erechim, além das motivações pontuais quanto a importância do Turismo para a cidadania. Conforme o secretário Marmentini, a ideia dos quebra-cabeças deu tão certo, que a criação de uma cartilha sobre o assunto era fundamental. “A cartilha vem para coroar um projeto que deu certo. A primeira edição do jogo é sucesso nas escolas e uma segunda edição já está sendo preparada para ser lançada no mês de novembro. Outras pessoas podem se espelhar em nosso projeto, pois contribuimos sim com o turismo local e regional”, disse o secretário.