Prefeitura Municipal de Erechim - Agenda Erechim 2018 - Comunidade esta sendo chamada para participar dos comitês setoriais
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/445/agenda-erechim-2018---comunidade-esta-sendo-chamada-para-participar-dos-comits-setoriais

27/03/2007

Agenda Erechim 2018 - Comunidade esta sendo chamada para participar dos comitês setoriais

Agenda Erechim 2018 - Comunidade esta sendo chamada para participar dos comitês setoriais

    Lideranças políticas, econômicas e sociais com capacidade de decisão e de formar opinião, agentes cujas atividades repercutem na comunidade, e os cidadãos erechinenses, estão sendo convidados pelo Governo Municipal, a participar da formulação do Planejamento Estratégico de Erechim, que tem como objetivos estabelecer marcos para o municipio melhorar a qualidade de vida de forma sustentável a médio e longo prazo, e mobilizar a comunidade para escolher e construir o seu futuro.
    O trabalho tevê inicio no último sábado (24), onde foi explicado como irá funcionar a elaboração do Planejamento Estratégico de Erechim, que resultará na Agenda Erechim 2018. Na oportunidade o economista Joal de Azambuja Rosa, representante do Consórcio Acquavia, responsável técnico pelo projeto, apresentou um roteiro dos conteúdos a serem desenvolvidos pelos comitês e sub-comitês setorias.
    Os participantes do encontro receberam uma ficha de inscrição, onde informaram de qual comitê farão parte - economia, infra-estrutura física e territorial, infra-estrutura social, ou institucional e de cidadania. Num primeiro momento os comitês irão caracterizar, brevemente, o setor/atividade, situando o seu papel e o grau de importância na economia municipal; arrolar as oportunidades reais ou previsíveis, as ameaças, forças e fraquezas, que o contexto (cenário) externo a Erechim coloca a atividade; os objetivos a serem perseguidos pelo setor a médio e longo prazos; e os projetos ou ações setoriais específicas. Num segundo momento serão levantadas as informações do município, entre elas oportunidades e ameaças; forças e fraquezas; vocações potenciais; visão, princípios, macroobjetivos, estratégias e projetos estratégicos.
    Como sugestão, foi solicitado aos integrantes dos comitês e sub-comitês que as opiniões seguindo os roteiros propostos, ou pelo menos parte dos mesmos, sejam enviadas por e-mail para o Comitê Executivo Central, planejamento@erechim.rs.gov.br, e para a Acquavia, joalrosa@americaconsultoria.com.br, pelo menos dois dias antes da próxim reunião que deverá ocorrer entre os dias 10 e 15 de abril.
    Na avaliação do Prefeito de Erechim, Eloi Zanella, o evento esteve dentro da espectativa. “Tínhamos certeza que nem todos compareceriam neste primeiro momento, porque era um dia de trabalho e nem todos tinham condições para isso. Como resultado de um chamamento a comundiade a presença foi significativa. Isso demonstra que existem entidades interessadas em participar.  Quem não pode comparecer nós vamos procurar, porque, quanto mais pessoas e mais idéias participarem dos comitês de trabalho, mais abragente será o plano. Quem esteve no Centro Cultural 25 de Julho levou para casa  um material que explica como fazer para incluirem-se e incluir suas idéias no plano estratégico de desenvolvimento de Erechim. Na nossa avaliação houve uma grande adesão ao projeto. Neste momento o importante para nós é apresentar a metodologia do trabalho. Como afirmamos antes, este plano terá que sair da comunidade e não governo”.
    De acordo com o Secretário Municipal de Coordenação e Planejamento, José Camargo, para que o planejamento estratégico tenha sucesso são necessárias algumas condições. “Além do compromisso das instituições promotoras, precisamos da participação dos cidadãos, cooperação dos setores público/privado, articulação dos interesses, formulação de um projeto realista e concentrarmos nossas energias nas prioridades”.
    As entidades e instituições que por um motivo, ou outro, não puderam comparecer ao encontro realizado no último sábado, ainda podem integrar o processo de formulação do Planejamento Estratégico do Municipio. Basta ligar para o telefone 3520-7000 ramal 2040 para saber como participar.

Órgãos do Planejamento Estratégico de Erechim:

Assembléia Geral Municipal: tem como atribuição deliberar sobre as diretrizes gerais os conteúdos finais do Planejamento Estratégico de Erechim. É composta por representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, órgãos dos poderes Executivo e Judiciário das esferas estadual e federal com atuação na região, COMUDE e demais conselhos municipais, ACCIE, CDL, todos os sindicatos patronais e de trabalhadores, cooperativas, sistema “S”, universidades, igrejas, partidos políticos, imprensa e demais entidades representativas.

Conselho Diretor: têm como atribuição orientar a formulação do Planejamento Estratégico. É composto pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, COMUDE, ACCIE, CDL, Agência de Desenvolvimento, URI Campus de Erechim e Consultoria.

Comitê Executivo Central: têm como atribuições a execução do Planejamento Estratégico, coordenação do trabalho dos Comitês Setoriais e interface da consultoria. É composto pela Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, técnicos da prefeitura, COMUDE, coordenadores dos Comitês Setoriais e pela consultoria.

Comitês Setoriais: têm como atribuição a formulação e elaboração das ações, projetos e programas setoriais específicos a serem submetidos ao Conselho Diretor. É composto por representantes dos setores e sub-setores, pessoas que possam contribuir para o planejamento estratégico setorial.

Grupos de Trabalho: têm como atribuição realizar trabalhos específicos e de voluntariado. Composto por representantes dos setores e sub-setores, e pessoas que possam contribuir para o planejamento estratégico setorial.