Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Educar e Sensibilizar Para o Turismo é modelo para outros municípios

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4470/projeto-educar-e-sensibilizar-para-o-turismo--modelo-para-outros-municpios

21/10/2010

Projeto Educar e Sensibilizar Para o Turismo é modelo para outros municípios

Projeto Educar e Sensibilizar Para o Turismo é modelo para outros municípios

Projeto Educar e Sensibilizar Para o Turismo é modelo para outros municípios

  

        O Projeto Educar e Sensibilizar para o Turismo, implantado no município de Erechim em 2009 e reconhecido pela Secretaria do Estado de Turismo, Esporte e Lazer, como case de sucesso na educação para o turismo, está servido de modelo para outros municípios do Estado.

        Vários municípios já entraram em contato com a secretaria solicitando informações sobre o projeto, incluindo municípios a Serra Gaúcha, principal região turística do Estado, que deverá distribuir jogos quebra-cabeças das réplicas das casas dos imigrantes. Quebra-cabeas do projeto Educar e Sensibilizar par ao Turismo - Foto Daniel Dalpizzolo/PME

        Aqui na região, o município de Paulo Bento aderiu à ideia lançada por Erechim para desenvolver o projeto. Os quebra-cabeças serão de quatro imagens que têm relevante significado a população de Paulo Bento: o Avião Xavante, o Monumento à Cultura Gaúcha, o prédio histórico da prefeitura municipal e uma paisagem da área rural.

         Para o prefeito Gabriel Jevinski, o projeto é um exemplo de educar à população para valorizar o que temos em nossos municípios, pois muitas vezes, elogiamos outros municípios e deixamos de ver o nosso com bons olhos. As crianças deverão receber os jogos quebra-cabeças nos próximos dias, enfatizando a importância histórica e cultural de cada imagem que irá montar.

        “Seguindo o exemplo de Erechim, esperamos que a comunidade escolar, juntamente com a Prefeitura Municipal, trabalhe pedagogiamente com os jogos quebra-cabeças a história de Paulo Bento, formando o estudante um cidadão mais consciente dos aspectos sociais e culturais do município”, afirma o prefeito.

        O secretário Edgar Paulo Marmentini acredita que este projeto, reconhecidamente inédito no Estado, é fundamental para que Erechim comece a construir sua caminhada em busca do desenvolvimento turístico.

        Para isto, além dos quebra-cabeças, o município já deu um segundo passo no projeto e lançou, durante a I Mostra do Turismo, na XIII Feira do Livro de Erechim, uma cartilha pedagógica para ser trabalhada junto dos jogos.