Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim valoriza empresas do município e região através do pregão presencial

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4504/erechim-valoriza-empresas-do-municpio-e-regio-atravs-do-prego-presencial

27/10/2010

Erechim valoriza empresas do município e região através do pregão presencial

Erechim valoriza empresas do município e região através do pregão presencial

 

       A administração municipal segue avançando no processo de transparência e gestão. Neste sentido, obedecendo aos ditames legais e seguindo orientação do prefeito Paulo Polis e da vice Ana Oliveira, o governo de Erechim tem optado em todos os casos possíveis pela realização do pregão presencial. O resultado disso, conforme números do Compras e Licitações, é uma economia aos cofres públicos e mais oportunidades às empresas da Região Norte, fazendo com que os recursos permaneçam circulando diretamente em Erechim e todo o  Alto Uruguai.
          O secretário municipal de Administração, Gerson Berti, explica que a modalidade pregão presencial, amparada pela Lei de Licitações 8.666/1993 e a Lei do Pregão 10.520/2002, preceitua que as empresas que tiveram interesse em participar do processo licitatório devem estar presentes na sessão de abertura do certame mediante um representante, garantindo mais transparência, agilidade e confiabilidade aos atos procedimentais.
         Só no último mês de setembro, o pregão presencial representou economia de mais de R$ 138.000,00 em relação aos valores de referência na aquisição dos mais variados serviços e produtos. “Mais do que economicidade, cabe destacar que a maioria dos vencedores foram empreendedores locais – algo em torno de 70%, confirmando a média dos dois últimos anos)”, afirmou.
          Em tempos passados, quando da utilização do pregão eletrônico pelo Executivo Municipal, havia uma maior participação de empresas de regiões distantes, até mesmo do Maranhão, segundo o diretor de Compras e Licitações, Itamar Luís Dall Abba. “Isso ocasionava, por vezes, atraso no envio de documentação e pedidos de desclassificação de vencedores em razão dos custos de transporte, jogando por terra tempo e dinheiro despendidos pela comunidade”, observou.
          Prefeito Paulo Polis disse que “esta é mais uma ação de nosso governo, que reforça o compromisso não só com a comunidade local, mas também regional, feita com transparência, gerando novas oportunidades e respeitando o dinheiro público”. O chefe do Executivo destacou que, ao optar pelo pregão presencial, além de aliar economicidade com a maior participação das empresas de Erechim e região, consegue-se evitar os transtornos  referentes à entrega de produtos  ou eventuais trocas por ocasião de desconformidades.

Comparativo

A opção do município em valorizar as empresas locais e da região fica claro pelos números apresentados pelo Setor de  Compras e Licitações, da Secretaria Municipal de Administração.

Confira:

Em 2008

Pregão Presencial - empresas de Erechim e região 43  -  65,15 %
Pregão Eletrônico - empresas de Erechim e região  23  -  34,85%
Total : 66                                                                                           100%

Em 2009

Pregão Presencial - empresas de Erechim e  região    116  - 86,57 %
Pregão Eletrônico – Empresas de Erechim e  região      18  - 13,43%
Total : 134                                                                                             100%

Em 2010 (até outubro)

Pregão Presencial - empresas de Erechim e região 88  -    91,67%
Pregão Eletrônico - empresas de Erechim e   região  8  -      8, 33%
Total : 96                                                                                            100 %