https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4513/caps-comemora-o-dia-da-sade-mental-com-atividades-culturais
28/10/2010
CAPS comemora o Dia da Saúde Mental com atividades culturais
CAPS comemora o Dia da Saúde Mental com atividades culturais
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro (OMS) -, o Centro de Atenção Psicossocial CAPS II - Renascer, realizou atividades culturais tendo como objetivo a reinserção social dos pacientes e a promoção da saúde mental. No dia 25 de outubro, contou com a presença dos professores da Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, onde os usuários puderam ouvir música lírica e a Hora do Conto. No dia 26 de outubro, os usuários que realizam oficinas terapêuticas de artesanato e bordado, tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Modelando Histórias Ano II ” no município de Itatiba do Sul, visando a Inclusão Social e a “quebra” de paradigmas sociais através das ações e trabalhos confeccionados por alunos portadores de necessidades especiais da APAE.
O CAPS II tem como foco promover a reforma psiquiátrica no município de Erechim, incentivando a desospitalização. Este serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada pela enfermeira Jaqueline Farias, pelas técnicas de enfermagem, Cristiane Chiodi e Lucinir Marchetto, pelas psicólogas Rejane Poy e Taís Camargo, psiquiatras, Julio Krebs e Roberta Viero, terapeuta ocupacional, Camile Mocellin, nutricionista, Cleusa Vargas, assistente social, Claudia Paiva, estagiária administrativa, Samara Fabicz, auxiliares de serviços, Lurdes de Souza e Rogério da Silva.
O Centro atende atualmente uma demanda de aproximadamente 200 usuários cadastrados, tendo em média, diariamente, 40 pacientes em tratamento através de oficinas e grupos terapêuticos, atendimentos clínicos, oferecendo aos usuários duas refeições diárias e transporte.
As ações realizadas em relação à saúde mental propõem, junto à sociedade, formar vínculos com as redes de apoio e demais parcerias buscando a humanização do tratamento, desmistificando a doença mental, construindo um “novo olhar” biopsicosocial do ser humano.