https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4533/rgos-de-segurana-que-cuidam-da-frinape-2010-orientam-a-comunidade
04/11/2010
Órgãos de segurança que cuidam da Frinape 2010 orientam a comunidade
Órgãos de segurança que cuidam da Frinape 2010 orientam a comunidade
Dicas visam a melhor forma de aproveitar a feira
Um forte esquema já está montado para garantir segurança à população que for à Frinape 2010, de 13 a 21 de novembro, em Erechim. Os órgãos responsáveis por esta área no município irão realizar o seu trabalho de forma integrada com vistas a oferecer proteção aos visitantes e expositores da Feira. Representantes da Brigada Militar, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal de Trânsito, Egipol, ACCIE, Comissão de Obras e Infraestrutura da Feira, Conselho Tutelar e Inviolável, a empresa terceirizada responsável pelo videomonitoramento da área interna do Parque de Exposições e pavilhões de expositores, estão se reunindo semanalmente para cuidar dos detalhes de como será feito o trabalho conjunto.
O Parque contará com um Posto Policial da Brigada Militar, além de locais elevados para a observação. Diversas câmaras de vídeo também estarão espalhadas pelo local, assim como o efetivo será reforçado, com maior número de policiais. Para orientar a população sobre a melhor forma de aproveitar a Feira e cuidados pessoais que se deve ter, os órgãos de segurança elaboraram dicas para prevenir problemas e qualquer contratempo durante a Feira. Segundo os organizadorse, “são coisas simples, fáceis e que merecem a sua reflexão porque permitem que a sua família esteja mais protegida enquanto visita a Feira”. Acompanhe as orientações:
DICAS DE SEGURANÇA
• Oriente os seus filhos, de onde e com quem pedir ajuda em caso de emergência. Durante a Frinape a Brigada Militar estará distribuindo pulseiras de identificação às crianças em seu estande.
• Cuidado com pequenos golpes. Evite dar confiança a estranhos e desconfie de proposta de ganho fácil, procure identificar características de indivíduos e ligue informando ao 190 ou procure um Policial.
• Caso ocorram ligações telefônicas suspeitas que você não saiba quem é ignore, se houver identificador de chamada, procure anotar o número de onde ligaram e informe aos órgãos competentes.
• Condutor, lembre-se que seu veículo é um meio de transporte, trabalho e lazer. Ao conduzi-lo preste atenção na sinalização de trânsito e respeite os pedestres e os demais condutores.
• Ao avistar indivíduos em atitudes suspeitas, informe a Brigada Militar pelo fone 190, porém, observe características dos indivíduos tais como: cor dos cabelos, da pele, idade aproximada e principalmente roupas que vestem, para facilitar a abordagem e identificação dos suspeitos.
• Ao se aproximar de um cruzamento, o condutor de veículo deverá diminuir a marcha, transitando em velocidade moderada de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestres e veículos que tenham o direito de preferência.
• Não deixe nenhum objeto sobre o painel e os bancos do veículo, eles atraem atenção de ladrões e estimulam o furto.
• Se tiver algum pneu de seu veículo furado em local deserto ou pouco iluminado, não pare para trocá-lo, procure um local seguro.
• Nenhum alarme é totalmente imune à ação de criminosos. Tome os cuidados rotineiros com a segurança do carro. Um alarme desligado não serve para nada.
• Procure pedir informações somente a agentes de segurança, guardas, policiais, agentes de órgãos públicos ou no comércio.
• Não abra a carteira de documentos em via pública, não exponha desnecessariamente valores que tenhas contigo.
• Para você, condutor, que leva seu filho menor sentado no banco da frente ou sem o cinto de segurança, lembre que ele poderá ser arremessado em qualquer freada brusca, podendo ferir-se gravemente. Ao deixar seu filho no banco da frente, ou sem cinto de segurança, pense nas consequências de seus atos, para com quem você tanto ama.