https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4544/erechim-conquista-trofu-prmio-gestor-pblico-com-projeto-da-alimentao-escolar
05/11/2010
Erechim conquista troféu Prêmio Gestor Público com projeto da alimentação escolar
Erechim conquista troféu Prêmio Gestor Público com projeto da alimentação escolar
Prefeito Polis recebeu o reconhecimento do SINDAF/RS na noite desta quinta-feira em Porto Alegre, acompanhado da primeira-dama, Cristiane Polis, vice-prefeita, Ana Oliveira, secretário de Coordenação e Planejamento, Joarez Sandri, de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini e da diretora adminsitrativa da Secretaria de Educação, Juliane Bonez
Adquirir alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar, promovendo maior renda para as agroindústrias e qualidade à merenda dos estudantes das escolas municipais rendeu a Prefeitura de Erechim o troféu Prêmio Gestor Público, instituído pelo Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul – SINDAF/RS. A distinção foi entregue na noite desta quinta-feira, dia 4 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado.
O prefeito Paulo Polis recebeu o troféu das mãos do deputado estadual, Ivar Pavan. Disse da alegria em receber o reconhecimento por um projeto que iniciou no ano passado e que tem certeza que crescerá a cada ano. Agradeceu a todos que se empenharam por implantar os produtos saudáveis da agricultura familiar na alimentação escolar, com destaque as Secretarias de Educação e Agricultura. Falou aos prefeitos presentes que já são mais de 50 famílias produzindo frutas, verduras, legumes, laticínios, carnes, doces de frutas, doce de leite, mel, bolachas, cereais, sucos naturais, pães e massas garantindo uma alimentação de qualidade para 6.400 estudantes das 14 escolas da rede municipal, e que espera que o exemplo de Erechim se espalhe para outros municípios do Estado.
A noite premiou 13 projetos com o troféu Prêmio Gestor Público, oito projetos com menção honrosa e 39 projetos com Certificado de Reconhecimento. O projeto “Alimentação Escolar: Preocupação com a qualidade de vida e o desenvolvimento sócio-econômico da região” obteu nota superior a 85 pontos. Assim como ele, outros 12 projetos também receberam o troféu por conquistar esta pontuação. Erechim, que participou do prêmio com a indicação de cinco projetos ainda foi reconhecida com outros dois. O Programa Saber Viver: A Vida não Permite Ensaios, do Gabinete da Primeira Dama e o Projeto Educar e Sensibilizar para o Turismo, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo receberam o Certificado de Reconhecimento por estar desenvolvendo tais ações. Ambos receberam pontuação entre 75 e 85 pontos.
Alimentação de qualidade e renda para a agricultura familiar
Erechim foi o primeiro município do Brasil a cumprir a legislação que determina que 30% dos recursos recebidos do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, para a alimentação das escolas municipais seja destinado à compra de produtos da agricultura familiar, e em menos de um ano e meio, 100% destes recursos são destinados a essa aquisição.
Polis comemorou a premiação e definiu como uma grande conquista para o município de Erechim o reconhecimento de ideias, que há tão pouco tempo sairam do papel, mas que já fazem a diferença na vida de toda uma comunidade. “Foram cinco projetos inscritos e recebemos o reconhecimento em três deles. Isso prova que o trabalho da nossa equipe, sempre focado em melhorar a qualidade de vida das pessoas, já está colhendo os frutos do seu desempenho”, disse.
O secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella recebeu a notícia com satisfação. “O troféu é muito justo para Erechim, pois a alimentação nas escolas está cumprindo os seus objetivos. Primeiro a alimentação de qualidade e segundo o incentivo ao desenvolvimento local, pelos alimentos serem da agricultura familiar. Esse é um grande reconhecimento. Parabenizo a equipe da alimentação escolar, a equipe da Secretaria de Educação, as escolas e também a Secretaria Municipal Agricultura, que apoia e ajuda nessa relação com os agricultores”.
Para o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Eloir Griseli, o troféu é uma gratificação merecida pelo grande trabalho realizado pela prefeitura em tornar possível a alimentação escolar com os produtos dos agricultores. “Em Erechim, 98% dos agricultores são familiares, e com a iniciativa da prefeitura, eles podem manter-se no campo, novas agroindústrias podem ser formadas, outras ampliadas, a economia cresce, fazendo com que as famílias permaneçam no campo, além é claro dos estudantes receberem uma alimentação de qualidade”, comemorou.
Certificação reconhece ações do município
O Programa Saber Viver: A Vida não Permite Ensaios, do Gabinete da Primeira Dama e o Projeto Educar e Sensibilizar para o Turismo, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo receberam o Certificado de Reconhecimento do SINDAF.
A iniciativa do Gabinete da Primeira Dama tem como parceiros as Secretarias da Saúde e a da Educação e desde agosto deste ano desenvolve ações voltadas para a orientação sobre sexualidade e prevenção à gravidez para jovens de 13 a 19 anos das 8ª séries das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Erechim. Entre os objetivos do programa está a motivação dos jovens e adolescentes a redescobrirem os seus sonhos, a traçarem objetivos de vida e mostrar que a fase da adolescência lhes cabe várias outras responsabilidades, que não a de ser pai ou mãe.
Já o projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, implantado no município de Erechim em 2009 e reconhecido pela Secretaria do Estado de Turismo, Esporte e Lazer, como case de sucesso na educação para o turismo, leva para as escolas jogos de quebra-cabeças com pontos turísticos que Erechim tem a oferecer aos visitantes com o objetivo de despertar assim a preservação e a valorização da cultura. Além dos quebra-cabeças, o município já deu um segundo passo no projeto e lançou, durante a I Mostra do Turismo, na XIII Feira do Livro de Erechim, uma cartilha pedagógica para ser trabalhada junto dos jogos.
Prêmio Gestor Público
Noventa e três municípios do Estado inscreveram 160 projetos para concorrer ao prêmio. Destes, 157 foram rigorosamente avaliados em campo por uma comissão julgadora, presidida pelo jornalista Erci Torma, que destacou a qualidade de todos eles, dizendo que devem servir de modelo para outras prefeituras.
Segundo o presidente do Novo Sindifisco, Valmor Braga Simonetti, em nove edições do Prêmio Gestor Público, 1759 projetos foram inscritos e 541 premiados é uma demonstração clara que o prêmio está cumprindo o seu papel social. “Mais do que a consolidação do prêmio é a melhora da qualidade de vida local proporcionada com a implantação destes projetos”, avaliou.
A governadora Yeda Crusius não compareceu ao evento, mas enviou um vídeo. Citou os nomes de todos os municípios vencedores e os parabenizou, assim como aos organizadores do concurso. “Esse prêmio merece os maiores e melhores parabéns”, definiu.
O Prêmio Gestor Público foi instituído em 2002 e é uma realização do novo Sindifisco, resultante da fusão do Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindaf/RS), e do antigo Sindifisco/RS – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS, com o apoio do Parlamento e outras entidades. Além de reconhecer e premiar projetos desenvolvidos pelos municípios que apresentem resultados positivos para suas comunidades, também incentiva a melhoria da gestão pública, estimulando os gestores municipais a utilizar iniciativas inovadoras, criativas com uso de metodologias de projetos em suas ações governamentais.
São oferecidas seis modalidades de premiação: Troféu Prêmio Especial, Troféu Prêmio Gestor Público, Troféu Destaque Gestão Ambiental, para projetos ligados à área de meio ambiente, o Troféu Tecnologia da Informação, voltado para projetos na área de informática, Menção Honrosa e Certificado de Reconhecimento.