https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4554/servidores-entram-para-cadastro-de-doadores-de-medula-ssea
09/10/2010
Servidores entram para cadastro de doadores de medula óssea
Servidores entram para cadastro de doadores de medula óssea
Dentro das comemorações do Dia do Servidor Público, foi realizado na manhã desta terça-feira, 9 o cadastro para a doação de medula óssea, campanha “Seja um doador de Medula Óssea”. O resultado foi o ingresso de mais 92 pessoas na lista de doadores, a grande maioria servidores municipais de todas as secretarias, que atenderam ao chamamento dos organizadores para este ato de solidariedade, realizado no salão nobre da prefeitura.
O sangue coletado é enviado para Porto Alegre, onde é tipado para HLA (exame de laboratório para identificar as características genéticas). Este resultado é enviado ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME, no Rio de Janeiro.
O movimento foi grande ao longo de toda a manhã, com servidores fazendo fila para a coleta de sangue, realizada por uma equipe do Hemopasso, de Passo Fundo. No registro dos dados cadastrais tiveram a parceria dos servidores do município e de integrantes do Centro de Apoio Oncológico Luciano – CAOL.
A coleta aconteceu das 9h às 11h30min, com todas as secretarias da administração municipal participando desta ação, que teve na organização o Setor de Recursos Humanos e representantes de todas os setores de governo. “Essa foi uma iniciativa muito boa. É uma oportunidade de colaborar com que precisa; a gente não sabe se amanhã não vai precisar. Nota dez para o pessoal que teve essa idéia, devem continuar, com certeza”, afirmou Luís André Xavier, funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, logo depois de se tornar um dos doadores.
A presidente do CAOL, psicóloga Marilene Terezinha Rigo, disse que Erechim possui um cadastro com 3.100 doadores. Nas regiões de Erechim e Passo Fundo são 17.600. A frente da entidade que há cinco anos se dedica a esta causa (primeira no interior do RS a fazer cadastro de doadores de medula óssea), ela estima que estas duas regiões já deveria ter, no mínimo, 20 mil doadores. “A cada 100 mil cadastros, um é possível doador”, explicou.
A medula óssea é a matriz do sangue, contém as células que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Localiza-se na parte interna dos ossos, é o que popularmente se identifica como “tutano do osso do boi”. Quem necessita são portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas. O doador tem que ter idade entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Doar Medula Óssea é seguro. Nunca houve nenhum acidente com doadores, não dói e as células doadas se refazem rapidamente, como na doação de sangue.
A comemoração pelo Dia do Servidor Público Municipal iniciou no dia 18 de outubro. Com duração de um mês, teve dois motivos especiais, com o intuito de salvar vidas: a doação de sangue (Campanha de Doação de Sangue: “Salve uma vida: Doe sangue e convide alguém para doar”, realizada de 18 de outubro a 19 de novembro, no Banco de Sangue) e agora o cadastro para ser doador de medula óssea.
Palestra e jantar de integração também fizeram parte da programação, organizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o SIME - Sindicato dos Municipários de Erechim e a ASPME - Associação dos Servidores Públicos Municipais de Erechim.