https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4566/equipe-do-cerest-participa-do-ciclo-de-palestras-sobre-trabalho-infantil
11/11/2010
Equipe do CEREST participa do Ciclo de Palestras sobre trabalho infantil
Equipe do CEREST participa do Ciclo de Palestras sobre trabalho infantil
A equipe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST Alto Uruguai participou na última terça-feira (09) do Ciclo de Palestras sobre Trabalho Infantil, a convite da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil - COMPETI. Durante o evento os profissionais abordaram o tema “Trabalho de Crianças e Adolescentes – Repercussão sobre a Saúde”.
O médico do trabalho do CEREST, Renan Freitas procurou mostrar que o trabalho precoce de crianças e adolescentes interfere diretamente no desenvolvimento físico e orgânico do indivíduo, levando, muitas vezes, a problemas de saúde que aparecem a curto, médio e longo prazo. “Temos que partir do princípio que as crianças e os adolescentes não são adultos em miniatura, e vivem um processo dinâmico e complexo de diferenciação e maturação, necessitando, assim, de tempo e condições favoráveis para ultrapassar as várias etapas de transição em direção à vida adulta”.
Sandra Busata, enfermeira da equipe do CEREST, abordou que o trabalho infantil acarreta uma série de prejuízos à criança, ressaltando as perdas emocionais, sociais e educacionais. “As crianças e adolescentes quando submetidos a situações de trabalho escravo, servil, também estão sujeitos a perda da alegria natural da infância, da capacidade de sonhar, tornando-se tristes, desconfiadas, amedontradas, pouco sociáveis e sem perspectiva de um futuro melhor”.
Para Jackson Arpini, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que vem acompanhando os trabalhos do CEREST e prestigiou a apresentação da equipe, esses encontros são fundamentais para a inserção do CEREST na comunidade regional. “As questões relacionadas ao trabalho infantil, que acarreta sérios prejuízos a saúde dessas crianças, também é uma das bandeiras de trabalho dos Centros de Referência do Estado do Rio Grande do Sul e do CEREST - Alto Uruguai. Apesar de estar num processo de consolidação, não poderia se furtar de dar sua contribuição”, avaliou.
A COMPETI manifestou, durante o evento, o interesse de ter o CEREST como integrante do Conselho e parceiro nesse propósito de dizer não ao trabalho infantil.