Prefeitura Municipal de Erechim - Equipe do CEREST participa do Ciclo de Palestras sobre trabalho infantil

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4566/equipe-do-cerest-participa-do-ciclo-de-palestras-sobre-trabalho-infantil

11/11/2010

Equipe do CEREST participa do Ciclo de Palestras sobre trabalho infantil

Equipe do CEREST participa do Ciclo de Palestras sobre trabalho infantil

 

Equipe do CEREST participou do Ciclo de Palestras sobre Trabalho Infantil - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME           A equipe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST Alto Uruguai participou na última terça-feira (09) do Ciclo de Palestras sobre Trabalho Infantil, a convite da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil - COMPETI. Durante o evento os profissionais abordaram o tema “Trabalho de Crianças e Adolescentes – Repercussão sobre a Saúde”.

           O médico do trabalho do CEREST, Renan Freitas procurou mostrar que o trabalho precoce de crianças e adolescentes interfere diretamente no desenvolvimento físico e orgânico do indivíduo, levando, muitas vezes, a problemas de saúde que aparecem a curto, médio e longo prazo. “Temos que partir do princípio que as crianças e os adolescentes não são adultos em miniatura, e vivem um processo dinâmico e complexo de diferenciação e maturação, necessitando, assim, de tempo e condições favoráveis para ultrapassar as várias etapas de transição em direção à vida adulta”.

           Sandra Busata, enfermeira da equipe do CEREST, abordou que o trabalho infantil acarreta uma série de prejuízos à criança, ressaltando as perdas emocionais, sociais e educacionais. “As crianças e adolescentes quando submetidos a situações de trabalho escravo, servil, também estão sujeitos a perda da alegria natural da infância, da capacidade de sonhar, tornando-se tristes, desconfiadas, amedontradas, pouco sociáveis e sem perspectiva de um futuro melhor”.

          Para Jackson Arpini, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que vem acompanhando os trabalhos do CEREST e prestigiou a apresentação da equipe, esses encontros são fundamentais para a inserção do CEREST na comunidade regional. “As questões relacionadas ao trabalho infantil, que acarreta sérios prejuízos a saúde dessas crianças, também é uma das bandeiras de trabalho dos Centros de Referência do Estado do Rio Grande do Sul e do CEREST - Alto Uruguai. Apesar de estar num processo de consolidação, não poderia se furtar de dar sua contribuição”, avaliou.

           A COMPETI manifestou, durante o evento, o interesse de ter o CEREST como integrante do Conselho e parceiro nesse propósito de dizer não ao trabalho infantil.