Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim e região se encontram no pavilhão da agricultura familiar
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4613/erechim-e-regio-se-encontram-no-pavilho-da-agricultura-familiar

19/11/2010

Erechim e região se encontram no pavilhão da agricultura familiar

Erechim e região se encontram no pavilhão da agricultura familiar

Pavilho da agricultura familiar mereceu um espao especial nesta Frinape - Foto Laone Amaral ASSECOM PME

          Um levantamento preliminar realizado pela comissão responsável pela organização do pavilhão da agricultura familiar na Frinape já mostra a satisfação dos 94 expositores de Erechim e região com a estrutura disponibilizada na feira deste ano. Segundo o diretor de desenvolvimento rural da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Arlei Batista, todos os dias é feito um levantamento junto às bancas, quando é registrado o valor das vendas efetivadas. “Estamos alcançando o objetivo de fazer crescer e fortalecer a agricultura familiar de Erechim e região. Isso aqui é um conquista que não tem valor, o pessoal está muito contente”, antecipou.

          Segundo ele, os dados levantados diariamente, mais a consulta junto aos expositores para uma avaliação geral do pavilhão da agricultura familiar, servirão para avaliação da comissão organizadora nas reuniões no pós-feira. O espaço foi organizado por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Sutraf, Cooperativa Nossa Terra, Unicafes, Emater, Agricoop e Cresol.

        A localização central e a disponibilização gratuita dos estandes foi um dos avanços em relação às edições passadas e atendeu a uma das principais reivindicações das entidades representativas do setor para a comercialização de produtos. Outro fato destacado foi o apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Sebrae, que bancaram o custo de R$ 1.600,00 por estande, disponibilizando R$ 30.000,00 cada um para esta estrutura.

 

Atrativos

        No pavilhão da agricultura familiar estão não só expositores de Erechim (58), mas de grande parte dos municípios do Alto Uruguai, comercializando os mais variados produtos de origem animal e vegetal das agroindústrias da região (mais de 100), dentre sucos, panifícios, salames, mel, queijos, doces e vinhos, além do artesanato e floricultura. Suco de uva e de laranja, vários tipos de pastéis e pizza feitas na hora também são disponibilizados nos estandes de alimentação às milhares de pessoas que têm passado pelo local.

        Outro atrativo são os cursos ministrados diariamente por monitores do Sebrae e da Emater na área panifícios carnes, doces e conservas, disponibilizados gratuitamente aos agricultores e para a comunidade em geral. Os presentes não só aprendem, mas depois podem já podem saborear o que já foi produzido durante a aula, sempre concorrida.

        As possibilidades de futuros negócios também foram alavancados na rodada de negócios organizada pelo Sebrae, onde as agroindústrias puderam conversar diretamente com os representantes dos principais mercados do município, podendo oferecer seus produtos sem atravessador.

 

Satisfação

       No estande da agroindústria da família Mariga, Fábio Odair Mariga, ajuda no atendimento ao público, atraído pelo queijo e geleias, especialmente. O rapaz elogiou a estrutura como um todo, afirmando que melhorou como um todo: “Agora se vê verifica que se está dando mais importância, não só para as agroindústrias de Erechim, mas de toda a região. As vendas estão muito boas, está até faltando produto”, afirmou.

       Em uma banca próxima, a mesma opinião tem Maurício Araújo, que trabalho com a implantação de reflorestamento e viveiros de mudas de eucaliptos, com sede em Aratiba. “Hoje não adianta se isolar, tem que se ajudar. Muito boa esta iniciativa de Erechim, se não tiver união entre os municípios, cada vez mais vai ser pior”, disse.

       A artesã Vanise colocou no estande oito, uma mostra da sua arte. Ela elogiou a programação que possibilitou a presença de público todos os dias, no seu caso, observou a presença dos grupos de idosos e as escolas, mais interessados nos produtos do ateliê. A feira está sendo ótima para divulgar seu trabalho.

      Para atender a toda a demanda da agroindústria, a fábrica de produtos coloniais Silberschlang (produtos Schibi) contratou uma pessoa para atender Satisfeita com esta oportunidade de trabalho temporário, Daniele Antoniazzi falou da importância de um pavilhão bonito e organizado, não só para quem está à serviço, mas também para os visitantes. Ela que já havia trabalhado na Frinape anterior, afirmou que grande diferencial desta edição é a estrutura disponibilizada aos expositores.

  

Erechim incentiva a integração

         Através da Secretaria Municipal da Agricultura, o governo municipal tem sido um dos principais articuladores de ações não só para o fortalecimento da agricultura familiar, mas da integração entre Erechim e os demais municípios da região. Na inauguração do pavilhão, o prefeito Paulo Polis fez questão de ressaltar que neste local é onde isso está se materializando de fato, um conceito que também se estende à Frinape como um todo.

         O secretário Eloir Griseli ressalta a importância que a agricultura familiar possui para o Alto Uruguai, onde a maioria dos municípios têm aí a sua principal fonte econômica, além da qualidade do alimento que é produzido nas agroindústrias da região.

          Foi no pavilhão da agricultura familiar se deu o lançamento da Área de Livre Comércio para produtos de origem animal, no Alto Uruguai. Participaram representantes das secretarias municipais de Agricultura, prefeitos da região e profissionais do Sistema de Inspeção Municipal e outras lideranças da região.

        A iniciativa visa abrir mercados para a comercialização dos produtos de mais de 100 agroindústrias da região fora da fronteira municipal, gerando mais renda e qualidade de vida para a agricultura familiar. “A atual legislação não está de acordo com a realidade da agricultura e agroindústria familiar”, afirmou Griseli.