Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto de Erechim é único do sul do país a ganhar prêmio nacional

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4650/projeto-de-erechim--nico-do-sul-do-pas-a-ganhar-prmio-nacional

02/12/2010

Projeto de Erechim é único do sul do país a ganhar prêmio nacional

Projeto de Erechim é único do sul do país a ganhar prêmio nacional

Projeto de Erechim é único do sul do país a ganhar prêmio nacional
Projeto de Erechim é único do sul do país a ganhar prêmio nacional

 

         A Secretaria Municipal de Educação de Erechim, através do programa desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – o CEJA Erechim -, recebeu, na última segunda-feira, 29, em solenidade ocorrida em Brasília (DF), a Medalha Paulo Freire, por ter sido selecionado entre as cinco melhores experiências que estão sendo desenvolvidas em todo o país na área de Educação de Jovens e Adultos. Dentre os premiados, foi o único município dos três estados do sul a receber a distinção.

          A medalha foi recebida pelo secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, que esteve acompanhado da coordenadora da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Franciele Fátima Marques, da diretora do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, Rute B. Imlau, da reitora do Instituto Federal do RS, Claúdia Schiedeck Soares de Souza, e do Diretor do Instituto Federal – Campus Erechim, Sérgio Viana.

         Para Anacleto Zanella, esta conquista além de referendar a experiência desenvolvida pelo município na área de Educação de Jovens e Adultos, através do CEJA Erechim, vem motivar e impulsionar ainda mais o trabalho que está sendo desenvolvido pelo conjunto da Secretaria e das Escolas Municipais, bem como incentivar a realização de parcerias com outras Secretarias, com o SindiAlimentação e com o Instituto Federal. “Este prêmio é de todos”, afirmou.

        A Medalha Paulo Freire foi criada com o objetivo de identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos, cujas contribuições e experiências sejam relevantes para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Neste ano, foram premiadas cinco instituições brasileiras.

       É cunhada em bronze pela Casa da Moeda do Brasil e no seu anverso está a foto do reconhecido educador brasileiro, Paulo Freire, legendada pelas palavras: Medalha Paulo Freire – MEC”. Já no seu reverso está destacada a seguinte frase do educador: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

          O projeto do CEJA Erechim foi criado pela Secretaria Municipal de Educação, em 2009, e está em desenvolvimento desde fevereiro de 2010, em parceria com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Erechim e Gaurama. O projeto oferece elevação de escolaridade para seus estudantes, para conclusão do Ensino Fundamental, além de qualificação profissional, através de convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Erechim, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Cursos no SENAC) e a Secretaria Municipal de Cidadania (Menor Aprendiz).

 

Os outros premiados:

 

 

UFPA

Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense

PA

SEMED Manaus

Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa

AM

SEMED Angra dos Reis

Projeto EJA Guarani

RJ

SMEd Erechim

CEJA Erechim

RS

SESC

Projeto Partindo da Matéria Prima

PI