https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4658/orientadoras-de-trnsito-recebem-treinamento
03/12/2010
Orientadoras de trânsito recebem treinamento
Orientadoras de trânsito recebem treinamento
Secretário Vicelli destaca trabalho realizado por elas
As Orientadoras de Trânsito que prestam serviço ao município de Erechim no que diz respeito ao estacionamento rotativo pago estão recebendo treinamento com uma psicóloga. A ideia é qualificar as atividades e habilidades do trabalho que elas desempenham diariamente no trânsito da cidade.
O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli participou do primeiro dia de treinamento, onde reforçou a parceria que existe entre o poder público e a organização Vida Nova, responsável pela Área Azul. Ele destaca que ações como essa são fundamentais para auxiliar as orientadoras de trânsito bem como ensiná-las como devem se portar diante de um fluxo intenso de veículos que já ultrapassou o número de 50 mil.
Conforme a psicóloga Simone Skrzypek, que está ministrando o treinamento, o mesmo consiste em palestras e dinâmicas que visam buscar a reflexão sobre as dificuldades que surgem no dia-a-dia de trabalho como Orientadoras de Trânsito. No primeiro dia, ela comentou sobre as atribuições relativas ao trabalho e que necessitam de diversas habilidades, pois envolvem desde a venda de cartões de estacionamento, orientações aos usuários, observação do cumprimento de normas de utilização do estacionamento rotativo, até notificações.
Além dos assuntos abordados a psicóloga buscou identificar junto às Orientadoras de Trânsito algumas das dificuldades que surgem no dia-a-dia do trabalho delas. O intuito foi acolher um tanto estas questões e buscar abrir um espaço que vise a troca de experiências e reflexões entre o grupo, e que na continuidade deste trabalho, deverão ser identificadas e trabalhadas também, através de dinâmicas de grupo. “A importância de se identificar e se trabalhar estas questões é que muitas vezes elas podem ter influência tanto na qualidade do trabalho desenvolvido pelas Orientadoras nas ruas da cidade, quanto na qualidade de vida profissional destas trabalhadoras”, observa Simone, ressaltando que a colaboração da comunidade e dos usuários são de extrema relevância para que elas realizem com maior satisfação, segurança e desempenho o seu trabalho.
O treinamento para as 50 orientadoras de trânsito e quatro supervisoras, que circulam por cerca de 1900 vagas de estacionamento rotativo pago deverá ser realizado uma vez por mês. Segundo o presidente da OSCIP Vida Nova, Nelson Correa Borges, o objetivo do treinamento é qualificar o serviço prestado na área azul de Erechim.