https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4672/km-10-povoado-argenta-inaugura-obra-do-oramento-participativo
07/12/2010
KM 10 Povoado Argenta inaugura obra do Orçamento Participativo
KM 10 Povoado Argenta inaugura obra do Orçamento Participativo
No último domingo, dia 5, a comunidade do KM 10 Povoado Argenta inaugurou mais uma obra do Orçamento Participativo, ciclo 2009/2010. A demanda solicitada pela assembleia popular foi a construção da cobertura do Salão Comunitário, no valor de R$ 26.000,00, com contrapartida da comunidade. A obra representava uma antiga necessidade dos moradores: melhorar a infraestrutura da edificação que abriga a sede do Salão Comunitário. Com a nova cobertura a comunidade local poderá recepcionar melhor os moradores da localidade e convidados em suas festividades.
Estiveram presentes no ato inaugural o prefeito municipal, Paulo Polis, a vice-prefeita Ana Oliveira, os secretários municipais Valdemar Loch (Fazenda), Eloir Griseli (Agricultura) e Anacleto Zanella (Educação), os vereadores Sérgio Alves Bento, José da Cruz e Jaime Basso, o coordenador do Orçamento Participativo, Jorge Psidonik, o gestor da obra, Artidor Andrade, e Lucimar Luiz Vezaro e Moacir Tormen, representantes do Povoado. A Banda de Música de Erechim esteve presente no evento, onde além da execução do Hino Nacional, animou os presentes com um repertório festivo.
Para Jorge Psidonik, o encontro não representava apenas uma festa de inauguração, mas uma festa da democracia. Moacir Tormem agradeceu o Governo Municipal por ter criado o OP, uma ferramenta que estreita os laços entre as comunidades e a administração pública, democratizando a participação política da população.
O prefeito Paulo Polis agradeceu a todos pela calorosa recepção, ressaltando que a comunidade do KM 10 Povoado Argenta teve o mérito de ter participado do Orçamento Participativo e ter conquistado os R$ 26.000,00. “O investimento é da prefeitura, mas a obra é de vocês”, disse fazendo uma referência ao modelo democrático de participação popular onde a cooperação entre governo e comunidade é essencial para o sucesso da execução das demandas prioritárias.