https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4744/solidariedade-jogada-no-lixo
22/12/2010
Solidariedade jogada no lixo
Solidariedade jogada no lixo
Mesmo estando na semana do Natal, o espírito de solidariedade e fraternidade, não chega a contagiar a todos. Exemplo disso é o que aconteceu no Bairro Progresso, quando dezenas de peças de roupas foram jogadas dentro do Rio Tigre e às margens dele, no final da Rua Rogério Zandavale, pouco abaixo do loteamento da Brigada Militar.
A cena indgnou moradores que passaram ou vivem próximo do local, nesta quarta-feira, 22. A direção da Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN) também não entendia o que via: todo tipo de peça de roupa, em bom estado de conservação, como calças, camisas, jaquetas, bermudas, moletons, tanto para adulto masculino como feminino, bem como vetuário para crianças.
Muitos pares de calçados também foram deixados, formando uma verdadeira pilha junto com os agasalhos, que bem poderiam ser usados, doados para quem mais precisa. Quem cometeu esse crime contra cidadania ainda tentou queimar tudo, o que acabou acontecendo somente com uma parte do tecido existente no local.
Indignação
Sócia e trabalhadora da Arcan, que tem a sede a poucos metros local, do outro lado do rio, dona Aleide Chauagatti, estava bastante chateada com a cena, nunca acontecida por ali, tradicional ponto de colocação de lixo, embora a proibição. Ela, como os outros trabalhadores ali presentes, de pronto faziam alusão ao fato de que todas aquelas roupas e calçados devem estar fazendo falta para muitas famílias. “Para que fazer isso, meu Deus! com tanta gente precisando! Olha isso aí: só roupa boa. Uma pena”, lamentou.
Ela disse ter visto pelo menos dois jovens carregando as roupas em um carrinho de mão, na tarde desta terça-feira 21, pois teriam passado em frente à Arcan, rumo ao rio. Chamais desconfiaria que seriam jogadas no lixo, quando poderiam optar por uma ação mais nobre, fazendo o Natal mais feliz daqueles que mais precisam.
Destino
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também lamentou o fato, ainda mais que recentemente foi realizada uma campanha pelo governo municipal de conscientização com moradores do Bairro Cristo Rei e arredores, para não jogar lixo e manter Rio Tigre limpo. A retirada das roupas e calçados foi realizada ainda na parte da tarde, sendo levadas para triagem no aterro sanitário. Depois de limpas por funcionárias da empresa Nova Era, serão destinadas à Secretaria Municipal da Cidadania para doação.