https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4775/erechim--o-quarto-municpio-do-brasil-a-conquistar-o-sisbisuasa
06/01/2011
Erechim é o quarto município do Brasil a conquistar o SISBI/SUASA
Erechim é o quarto município do Brasil a conquistar o SISBI/SUASA
Agroindústria de latícinios é a primeira deste ramo que poderá comercializar seus produtos em todo o país
Municípios de todos os estados brasileiros poderão conhecer e saborear produtos como queijo, nata, iogurte e leite produzidos por uma agroindústria de laticínios do município de Erechim. O estabelecimento que, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, conquistou adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi)/Suasa – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, poderá comercializar seus produtos em todo território nacional.
Para aderir ao sistema, é necessário que o município ou o Estado interessado formalize o pedido no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que realizará análise documental e operacional para verificar como os Serviços Municipais fiscalizam os estabelecimentos. Foi isso que a Prefeitura de Erechim fez. O Serviço Municipal de Inspeção indicou ao Ministério a agroindústria de laticinios Lakto Pan por corresponder fielmente as exigências impostas por ele. Assim, várias foram as auditorias realizadas pelo Ministério em 2009 e 2010 até ele reconhecer a equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim ao Sisbi. A iniciativa padroniza os procedimentos de inspeção e fiscalização nas diferentes esferas governamentais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 4 de janeiro, na Portaria nº 523.
“Após auditorias, verificamos que as condições higienicossanitárias do estabelecimento Lakto Pan estavam adequadas para garantir a qualidade dos produtos à população”, explicou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Nelmon Costa.
Satisfação para Erechim
A notícia chegou com alegria e satisfação a Erechim. O município é o quarto do Brasil e o primeiro no ramo de laticínios a conquistar o Sisbi/Suasa. “É uma conquista que chega para romper as barreiras comerciais, para desenvolver a agroindústria e colocar Erechim no cenário nacional da agroindústria familiar”, avaliou o secretário adjunto da Agricultura, Hermes Kamanski. “Entre os benefícios está o crescimento de mercado proporcionado com o Sisbi/Suasa. Agora a agroindústria aumentará a sua produção, já que passará a comercializar para outras regiões, necessitando adquirir mais matéria prima e consequentemente beneficiando outros agricultores locais e a região como um todo”, completou ao frizar também a melhora da qualidade de vida das famílias que têm nas agroindústrias o seu sustento.
A conquista de uma dentre as 27 agroindústrias de produtos de origem animal de Erechim nos mais diversos setores: duas de laticinios; seis queijarias; nove fábricas de embutidos, um matadouro de bovinos/suínos e ovinos, um abatedouros de aves, sete granjas avícolas e uma casa de mel, serve de exemplo para as demais. “A importância histórica desse momento e o protagonismo do Município de Erechim, na construção desse Sistema fortalece a nossa crença que estamos em um caminho sem volta para a inclusão de outros municípios da região neste processo, se assim eles quiserem”, disse o diretor agropecuário do Serviço, Irineu de Queiroz.
A normativa que possibilita que as indústrias familiares comercializem seus produtos para fora do território em que estão registradas foi publicada em 2006. Foi quando iniciou o incentivo do governo federal ao desenvolvimento das agroindústrias. Em todo este periodo só os estados da Bahia e Paraná e as cidades de Santa Cruz do Sul, Rosário do Sul e agora Erechim do Rio Grande do Sul e Uberlândia de Minas Gerais aderiram ao Sisbi/Suasa. Até o momento, segundo o Mapa, 45 municípios de 13 estados e o Distrito Federal solicitaram a adesão, que está em fase de avaliação pelo Ministério da Agricultura.
A Secretaria de Agricultura encara como um desafio a conquista da inspeção. “Vamos levar os produtos de Erechim para fora do município e temos a certeza que serão bem aceitos. Dessa forma aumenta a nossa responsabilidade, já que todo ano seremos inspecionados pelo Ministério da Agricultura, mas também aumenta as possibilidades para inserirmos outras agroindústrias no Serviço”, disse Kamanski.
Expansão dos negócios é a meta da agroindústria
Conforme a proprietária da agroindústria de laticinios Lakto Pan, Noivalina Pan, com a adesão ao Sisbi/Suasa, a ideia é expandir a produção e passar a comercializar seus produtos como queijo, leite, nata e iogurte para outras cidades do Estado. “Getúlio Vargas, Passo Fundo e Porto Alegre estão na nossa meta”, disse ela. Com 13 pessoas trabalhando na agroindústria, a agricultora já estuda contratar um novo motorista (já são dois) para a distribuição dos laticínios. A Lako Pan está localizada na BR 153, próximo a Polícia Rodoviária Federal.
Saiba mais:
* SIM - Os produtos vendidos dentro do município recebem o Selo de Inspeção Municipal (SIM), concedido pela Secretaria Municipal de Saúde, conferindo qualidade.
* SIE - Os alimentos vendidos apenas no Estado recebem o Selo de Inspeção Estadual (SIE), da Secretaria de Agricultura.
* SIF - Os produtos comercializados para fora do Estado ou para outro país precisam ter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que indica a procedência do alimento pelo Ministério da Agricultura.
* Sisbi - Os estabelecimentos que aderem ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) pasam a integrar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a usar o selo do Sisbi.