https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4781/prefeitura-caixa-e-construtora-erenge-assinam-contrato-para-construo-de-30-apartamentos
07/01/2011
Prefeitura, Caixa e Construtora Erenge assinam contrato para construção de 30 apartamentos
Prefeitura, Caixa e Construtora Erenge assinam contrato para construção de 30 apartamentos
Famílias inscritas no Programa Minha Casa Minha Vida serão as mutuárias
A Prefeitura de Erechim, a Caixa Federal e a Construtora Erenge assinaram no final da tarde desta quinta-feira, dia 6 de janeiro, o contrato para a construção de 30 apartamentos, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida. O ato contou com a presença da prefeita em exercício Ana Oliveira, do prefeito Paulo Polis, do secretário municipal de Obras Públicas e Habitação, Enio Faitão, do diretor de Habitação da Secretaria, Joselito Onhate, do gerente da Caixa Agência Centro de Erechim, Julio Balvedi, do superintendente regional da Caixa para o norte gaúcho, Airton Echer, dos representantes da Construtora Erenge, bem como de vereadores, secretários municipais, equipe do Departamento de Habitação da Prefeitura, empreiteiras, construtoras e integrantes do Movimento Popular Urbano.
O diretor de Habitação, Joselito Onhate explicou que os mutuários já estão inclusos no cadastro do Programa Minha Casa Minha Vida organizado pela prefeitura em 2009. Os 30 apartamentos, construídos sob forma de sobradinhos, serão erguidos no Bairro Presidente Vargas na Rua Fioravante Morandi esquina com a Rua João de Lima. O terreno foi adquirido pela prefeitura e representa a contrapartida do município para a construção.
Um sorteio será realizado para definir quem habitará os apartamentos. Neste sorteio, segundo Onhate, somente participarão as 632 pessoas que se inscreveram para participar do Programa Minha Casa Minha Vida na modalidade Apartamento. Após a realização do sorteio, que será realizado nos próximos meses, o cadastro do futuro mutuário deverá ser aprovado pela Caixa. A renda familiar dos beneficiados não ultrapassa três salários mínimos e a prestação, que representa 10% deste valor, deverá ser quitada em até dez anos, sendo que ela começa a ser paga após o recebimento da moradia. As unidades possuem 43.24m² de área construída, e tem dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro distribuidos em dois pisos. O projeto dos sobradinhos foi realizado pela prefeitura e a execução da obra será feita pela Construtora Erenge, sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
O superintendente regional da Caixa, Airton Echer revelou o investimento do Governo Federal em Erechim no ano de 2010. Disse que foram 1.071 casas construídas com o aporte financeiro de R$ 84 milhões da Caixa. “É dinheiro injetado pela Caixa para a habitação do município”, sublinhou ele. Para ele, não há possibilidade de se fazer moradias se o município, o Estado e o Governo Federal não estiverem em sintonia com o programa. “Começamos o ano fazendo moradias para quem mais precisa. Acreditamos que poderemos multiplicar as já realizadas em 2010”, disse.
A prefeita em exercício, Ana Oliveira salientou a importância das parcerias para que projetos saiam do papel. “As parcerias que estabelecemos viabilizam todos os projetos que temos de auxiliar as pessoas a ter uma moradia digna para abrigar suas famílias”, destacou. O prefeito Paulo Polis, mesmo em férias, também participou do ato de assinatura do contrato. Reforçou que o governo tem que trabalhar para quem mais precisa e por isso a área da habitação é uma das prioridades em Erechim. “Para o governo, o mais importante é saber que dentro de uma casa, construída com tanto esmero, tem uma família morando, porque para nós o trabalho realizado pensando nas pessoas é o que faz toda a diferença”.