Prefeitura Municipal de Erechim - Sec. Desenvolvimento é informada sobre investimento da Olfar

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4782/sec-desenvolvimento--informada-sobre-investimento-da-olfar

07/01/2011

Sec. Desenvolvimento é informada sobre investimento da Olfar

Sec. Desenvolvimento é informada sobre investimento da Olfar

Sec. Desenvolvimento é informada sobre investimento da Olfar

 

            A Olfar Indústria e Comércio de Óleos Vegetais vai aumentar o investimento na produção de biodiesel na unidade de Erechim, num montante que vai chegar a R$ 15 milhões. Esta foi a informação repassada pela direção ao governo municipal, durante visita que o secretário municipal de Desenvolvimento, Walmir Badalotti, realizou à empresa nesta semana, acompanhado do secretário municipal de Obras, Enio Faitão.

             Quando receberam esta notícia, os representantes do Poder Executivo festejaram, pois são recursos que vão acabar refletindo na economia não só de Erechim, mas dos municípios de todo o Alto Uruguai. Segundo Badalotti, significa que a Olfar irá triplicar a produção atual - em torno de 800 toneladas dia - para mais de 2 mil toneladas dia. “Esse termômetro demonstra que a região tem potencial para produzir mais, aumentar a receita para todos.Que Erechim acertou em dividir o valor adicionado do ICMS da produção de biodiesel com os demais municípios, pois já está dando bons frutos. É o verdadeiro sistema ganha-ganha: ganha a empresa, os municípios, e também e o meio-ambiente”, avaliou.

              O investimento está dentro da iniciativa conjunta realizada entre Olfar Indústria e Comércio de Óleos Vegetais, o município de Erechim, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e Agência de Desenvolvimento (ADE). Ao todo, são 31 municípios da região que estão sendo beneficiados com a divisão do valor adicionado do ICMS, decorrente da produção de biodiesel. O resultado disso é mais recurso para investir no desenvolvimento sócio-econômico de cada comunidade, gerando mais oportunidade de emprego e renda para toda a região.

           Segundo Badalotti, assim como vem fazendo com parcerias firmadas com outras empresas, Erechim também dará a sua contribuição para melhorar o acesso à Olfar, melhorando as condições de logística. Somado a isto, com o investimento da empresa, o retorno agregado depende única e exclusivamente do trabalho de cada um dos demais municípios, em levar o seu produto (especialmente soja) para a produção de biodiesel e garantir um maior retorno na arrecadação. “A direção da empresa e Erechim estão fazendo a sua parte. Temos certeza de que todos os municípios estarão engajados nesse objetivo comum de crescimento regional”, concluiu.