Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura possibilita curso de Boas Práticas de Fabricação para agroindústrias

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4800/prefeitura-possibilita-curso-de-boas-prticas-de-fabricao-para-agroindstrias

14/01/2011

Prefeitura possibilita curso de Boas Práticas de Fabricação para agroindústrias

Prefeitura possibilita curso de Boas Práticas de Fabricação para agroindústrias

 

           Os donos de estabelecimentos que se destinam a fabricar produtos alimentícios, têm uma responsabilidade muito grande com a qualidade de seus produtos e serviços, especialmente no que se refere à garantia de segurança à saúde do consumidor. A produção de alimentos exige cuidados especiais, para que se eliminem, quase na sua totalidade, os riscos de contaminação por perigos físicos, químicos e biológicos a que esses alimentos estão sujeitos.

          Pensando nisso é que a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar viu a necessidade de implantar um curso de Boas Práticas de Fabricação para as agroindústrias. Neste primeiro momento, são as agroindústrias de produtos de origem animal as contempladas. Mais tarde, será a vez das de todos os ramos receberam a capacitação oferecida gratuitamente.

          As aulas, divididas em parte teórica e prática, estão sendo ministradas pelo Sebrae, através da engenheira de alimentos, Salete Floriani. A teoria já foi cumprida com 16 horas em sala de aula onde os agricultores aprenderam sobre as medidas de controle dos perigos físicos, químicos e biológicos; parâmetros que influenciam a multiplicação dos microorganismos; potabilidade da água, higiene das superfícies de contato, prevenção da contaminação cruzada, higiene pessoal, saúde do manipulador; agentes tóxicos, controle de pragas, projetos das instalações, controle de fornecedores, manutenção dos equipamentos, tratamento de efluentes e programa de recolhimento de lixo.

          Agora estão acontecendo as aulas práticas. Na tarde desta quarta-feira (12) os proprietários da Queijaria Mariga, Terezinha e Alcides Mariga receberam a segunda visita da consultora do Sebrae. Ao todo serão 25 horas de aulas práticas em cada agroindústria para elaboração e implantação do BPF (Boas Práticas de Fabricação). Para Terezinha, as aulas só tem contribuido com a produção da agroindústria. “Podemos sanar dúvidas e corrigir o que estávamos fazendo de errado”, resumiu ela. São quase dez variedades de queijos produzidos pela Queijaria Mariga, que comercializa cerca de 45 quilos por dia em feiras, mercados ou na própria propriedade, localizada na Linha Gramado.

          Conforme Irineu de Queiroz, diretor agropecuário do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, o curso tem a finalidade de manter padrões de qualidade e identidade dos produtos através de procedimentos que obedeçam parâmetros definidos. Segundo ele, a Secretaria desenvolve este trabalho também pensando em conquistar a inclusão de novas agroindústrias ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi / Suasa.

           “Se os clientes souberem que em Erechim todas as agroindústrias possuem o curso de Boas Práticas em Fabricação, certamente as vendas aumentarão e haverá a melhoria na qualidade de vida de cada um dos agricultores que sobrevivem diretamente desta renda”, reforça o secretário municipal de Agricultura, Eloir Griseli, lembrando que o investimento do município ainda “trará mais segurança e qualidade aos produtos que são fornecidos na merenda escolar, nas feiras do município e no mercado em geral”.

 

O que é o BPF?

            As Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelos órgãos fiscalizadores e reguladores das atividades realizadas nesses tipos de estabelecimentos.

            O BPF permite que, em todas as etapas de produção, tais como resfriamento, congelamento, pasteurização, esterilização e distribuição haja um controle capaz de corrigir eventuais erros nos padrões de identidade e de qualidade do produto final.