https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4818/erechim--o-30-municpio-do-sul-do-brasil-que-mais-gerou-empregos-em-2010
21/01/2011
Erechim é o 30º município do Sul do Brasil que mais gerou empregos em 2010
Erechim é o 30º município do Sul do Brasil que mais gerou empregos em 2010
Foram 2.884 vagas de trabalho criadas no ano passado, colocando o município em 12º lugar no Rio Grande do Sul, e na 30ª colocação entre todas as cidades dos três Estados da região Sul do país. Prefeito Polis comemora o resultado e reforça compromisso do poder público em incentivar a criação de novas vagas com políticas públicas que incentivem a qualificação profissional, o desenvolvimento sustentável, as parcerias e a busca de recursos federais
Com um saldo positivo de 2.884 empregos com carteira assinada gerados no ano de 2010, o município de Erechim acabou o ano passado como uma das 30 principais cidades dos três Estados do Sul do Brasil na criação de novas vagas de trabalho (total de admissões menos o total de desligamentos). No Rio Grande do Sul, além do 12º lugar geral, o município obteve o melhor desempenho entre as cidades com menos de 100 mil habitantes.
Os números, revelados nesta quarta-feira, dia 19, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram comemorados pelo prefeito Paulo Polis. Na avaliação do chefe do executivo, vários foram os fatores que teriam colaborado para colocar Erechim nesta posição de destaque. “Sem dúvida a capacidade empreendedora de nosso povo foi decisiva para que alcançássemos esse crescimento. Contudo, a decisão política de ampliarmos os horizontes de Erechim para o país, através da busca de recursos federais em Brasília e no Estado, o momento positivo da economia em nível nacional e a implantação de políticas públicas que estimulam o desenvolvimento e a inclusão social, como os projetos habitacionais e a desoneração de impostos, tiveram papel importante”, destaca Polis.
Para o prefeito, a nova relação de parceria estabelecida entre as várias secretarias do governo e as empresas locais, bem como o incentivo à qualificação profissional também contribuíram para a criação das novas vagas. O desafio agora, segundo Paulo Polis, é reforçar o investimento público na capacitação de mão-de-obra, em conjunto com o Senai (que deverá inaugurar sua escola técnica em 2011), Senac e Sebrae. Garantir recursos para a expansão do Instituto Federal também é um compromisso do prefeito.
Os principais condutores da alta do emprego em Erechim no ano de 2010 foram os setores da indústria da transformação, serviços, construção civil e o comércio. No Brasil, no mesmo período, foram criados mais de R$ 2,5 milhões de novos postos de trabalho. No ranking nacional, o município de Erechim também recebeu destaque, aparecendo no 136º lugar entre os 5.555 municípios brasileiros.
Números que impressionam
Geração de empregos em Erechim em 2010:
1º lugar em geração de emprego entre os municípios com menos de 100 mil habitantes no RS;
12º lugar geral no RS;
30º lugar entre os 1.188 municípios dos 3 Estados da região Sul;
136º entre os 5.555 municípios brasileiros.