https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4824/quarta-etapa-do-distrito-industrial-recebe-cortinamento-vegetal
21/01/2011
Quarta etapa do Distrito Industrial recebe cortinamento vegetal
Quarta etapa do Distrito Industrial recebe cortinamento vegetal
Proteção ao meio-ambiente, aliado ao embelezamento do local, sintetizam a meta que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está cumprindo ao realizar o plantio de árvores na área destinada à 4ª etapa do Distrito Industrial. Identificado como cortinamento vegetal, várias espécies estão sendo plantadas em linha reta, formando uma espécie de barreira verde em frente aos terrenos do Distrito.
O secretário Walmir Badalotti ressaltou a importância da colaboração dos moradores para que este investimento se concretize, cuidando para que as mudas sejam preservadas. “Este cinturão verde vai deixar o local mais bonito, dividindo a área industrial e a residencial, além do benefício que traz à natureza. Mas só vai dar certo se todos preservarem, não destruindo as espécies lá plantadas”, pediu.
O diretor de Infraestrutura da secretaria, Mauro de Oliveira reuniu alguns dos moradores do local para pedir a colaboração e espalhar a importância de preservar as mudas que estão sendo plantadas. O investimento do poder público é de quase R$ 10 mil em 1860 mudas de espécies variadas como cedro, louro, pitanga, cereja, bracatinga e guajuvira, provenientes do horto florestal municipal (80%) e o restante (20%) da empresa contratada para o plantio.
As mudas foram escolhidas devido às várias opções de tamanho, visto que também funcionarão com barreira sonora. O investimento atende a orientação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), realizado de acordo com as especificações exigidas. O engenheiro florestal Vítor Poltronieri é o responsável pelo empreendimento. Ele contou ter havido a preparação do solo com insumos, que deixaram a área em condições para que as mudas se desenvolvam perfeitamente.
Outra providência que a prefeitura está tomando é a construção de valas para evitar que carros entrem no Distrito para depositar lixo. O fato já vem sendo observado pelos moradores que se colocaram à disposição para colaborar com o município fazendo a vigilância do local.
Conforme Oliveira, a 4ª etapa do Distrito está em fase de finalização de obras. Em breve estará concluído o projeto para licitar a empresa que instalará a rede elétrica. Depois desta etapa ainda resta ser realizada a canalização. A área de 212.250,00 m² receberá empresas que possuem um baixo potencial poluidor, como empresas de logística, de comércio e de serviços, por exemplo, já que está situada ao lado de um loteamento habitacional.
O que é o cortinamento vegetal:
O Cortinamento Vegetal é utilizado para minimizar os impactos que uma atividade industrial, ou a implantação de um empreendimento podem causar a um local. O objetivo da implantação do cortinamento vegetal é controlar as emissões, odores e eventual proliferação de vetores que podem decorrer da atividade industrial.
A implantação de uma cortina verde também é uma forma de auxiliar a natureza a neutralizar os poluentes gerados pelos empreendimentos e a melhorar o paisagismo do local. Em áreas degradadas, o cortinamento vegetal é implantado também como forma de atrair fauna e flora ao local, facilitando o desenvolvimento de vida silvestre e a reconstituição natural do local.