https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4832/polis-destaca-parceria-das-entidades-na-abertura-da-comercializao-da-festa-di-bacco
24/01/2011
Polis destaca parceria das entidades na abertura da comercialização da Festa di Bacco
Polis destaca parceria das entidades na abertura da comercialização da Festa di Bacco
Prefeito lança, durante abertura do evento, o desafio de que toda a uva e o vinho produzidos em Erechim e no Alto Uruguai também sejam comercializados regionalmente
Foi aberta na tarde deste domingo (23) no Seminário Nossa Senhora de Fátima, a comercialização de produtos típicos italianos da Festa di Bacco 2011 – a festa da uva de Erechim. A população terá acesso as tradicionais barracas repletas de uva, vinhos, sucos, geléias e pães até o dia 20 de fevereiro, sempre nas quartas-feiras e domingos, das 14h às 20h no Seminário.
No primeiro dia de comercialização a movimentação de pessoas em busca da uva foi grande. Centenas delas passaram pelo local, que também oferece artesanato e floricultura para a compra. A qualidade da fruta e dos produtos que tem ela como base poderá ser comprovada pelos consumidores. A afirmação é do agricultor Marino Slongo, que representando os demais participantes da festa, disse que a cada ano os agricultores investem nas variedades da fruta e na expansão da sua produção. Tanto que hoje a região tem 180 hectares de uva plantada, 100 produtores de uva sendo que 46 deles tem a fruta como principal fonte de renda. Conforme o gerente adjunto da Emater, Paulo Cezar Trierveiller, esse será um dos melhores anos para a colheita da uva na região.
É com a venda da uva e de seus derivados que o agricultor é capaz de viabilizar o seu crescimento econômico. A Festa di Bacco é uma das grandes responsáveis por isso. “Ela incentiva os produtores e mostra que eles têm potencial para continuar investindo na sua produção, nas suas cantinas, nas suas agroindústrias sendo capazes também de receber o turista”, ressaltou o presidente da Festa, Charles Oldoni.
O deputado estadual, Altemir Tortelli, avaliou a comercialização da Festa di Bacco, como “um momento de encontro entre os consumidores da cidade e os agricultores do interior”. Para ele, a região tem todas as condições de realizar uma grande festa da uva e se tornar referência na produção e comercialização dela. “A festa é uma das maneiras de valorizar principalmente o jovem agricultor para que ele acredite que viver da agricultura também proporciona resultados econômicos e financeiros para si”, observou.
O prefeito Paulo Polis destacou a parceria das entidades como o grande motivador para a realização de mais uma edição da Festa di Bacco. Disse que o município e a região tem o desafio de fazer com que toda a uva e o vinho produzido aqui também sejam comercializados aqui, e citou a Secretaria de Agricultura, criada nesta gestão, como um apoiador e incentivador para o desenvolvimento dos agricultores familiares. “São programas de incentivo, busca de novas tecnologias, melhoria na infraestrutura das propriedades e a realização das feiras nos bairros, bem como da Festa di Bacco, algumas das maneiras que o governo encontra de melhorar a vida do agricultor”, sublinhou.
A abertura da comercialização da Festa di Bacco também contou com os pronunciamentos do secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor Andrade, do secretário em exercício de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Hermes Kamanski, do vereador e presidente do Sutraf Erechim, Lucas Farina e da presidente do Coral Stella Alpina, Olga Martinowski que desejaram sucesso aos agricultores na comercialização de seus produtos. A presença da corte da Festa di Bacco: Rainha Maiara Malena Simionato, primeira princesa Ticiane Wilhelm e segunda princesa Lucianaura Miorando Bortoloto abrilhantaram o evento.
A Festa di Bacco 2011 é uma promoção da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e da Cultura, Esporte e Turismo, do Sutraf-AU, da Comissão da Uva, Emater/RS – Ascar e dos Grupos Avanti, Gillé e Stela Alpina.