https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4846/transparncia-total-na-prefeitura-de-erechim
26/01/2011
Transparência Total na Prefeitura de Erechim
Transparência Total na Prefeitura de Erechim
Governo Polis estabelece parceria com o Tribunal de Contas do Estado e passa a divulgar on line todas as despesas, receitas, obras e ações desenvolvidas no município. Presidente do TCE elogia iniciativa
Qualquer cidadão que acessar o site da Prefeitura de Erechim (http://www.pmerechim.rs.gov.br) já tem a oportunidade de acompanhar todas as despesas, receitas, obras e ações desenvolvidas pela administração municipal em tempo real e sem máscaras.
Para ter acesso às informações basta clicar, dentro do portal da Prefeitura de Erechim, no ícone “Transparência Total”. Automaticamente, o internauta entrará na página do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), onde as informações estão postadas. No site do TCE, o usuário digitará o nome “Erechim” no mapa do RS (canto direito alto da página) e os dados aparecerão conforme o objeto de pesquisa, desde o total gasto com obras até as despesas mais cotidianas ou com serviços, como os de assistência social, água e esgoto ou saúde.
Segundo o prefeito Paulo Polis, a boa e correta aplicação dos recursos públicos é premissa básica dos administradores e cada real movimentado deve ser de pleno conhecimento da população, que ao acompanhar a destinação dos valores fica sabendo instantaneamente onde estão sendo investidos os impostos recolhidos pelo governo. “Essa ferramenta oferecida pela prefeitura em parceria com o TCE-RS é mais um forma transparente de prestarmos contas à comunidade, que trabalha, paga seus impostos e nos ajuda a construirmos a cidade que queremos, com participação, inclusão e desenvolvimento”, destaca Polis.
Para o Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro João Osório, o novo Portal do TCE coloca a instituição na vanguarda da transparêcia no RS. “No portal, todos os cidadãos poderão acessar, de forma simples e rápida, cada um dos empenhos realizados pelas prefeituras e todas as demais informações que desejar sobre a execução orçamentária dos poderes. Isto significa que, na prática, estamos tornando possível o controle social sobre os gastos públicos”, disse ao elogiar a iniciativa de Erechim.