https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4864/gabinete-da-vice-prefeita-e-comen-promovem-cine-debate
01/02/2011
Gabinete da Vice-Prefeita e COMEN promovem Cine Debate
Gabinete da Vice-Prefeita e COMEN promovem Cine Debate
O gabinete da Vice-Prefeita, através do setor de Gestão de Pessoas e da Coordenadoria Municipal da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN), realizou nesta segunda-feira, dia 31, no auditório do Castelinho, o segundo Cine Debate. O filme trabalhado nesta edição foi “A Corrente do Bem”, dirigido por Mimi Leder.
Sônia Gotler, assessora de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal, explica que o objetivo da atividade é reunir as pessoas interessadas em discutir a problemática da dependência química, e o filme serve de texto e pretexto para este fim. Ela destaca que “o importante é proporcionar um espaço para que as pessoas que quiserem de alguma forma contribuir para reduzir o problema da dependência química, possam se encontrar, conhecer-se e alinhar a linguagem para realizar ações que sejam preventivas e de suporte a este problema”.
César Augusto Madalosso, Presidente do COMEN, vem conduzindo as reuniões mensais com o objetivo de alinhamento do entendimento dos membros sobre o que precisamos fazer para nos aproximar da realidade dos jovens no intuito de prevenir este, que é, hoje, o maior problema social enfrentado por todos nós: a dependência química e todas as suas consequências.
O filme “A Corrente do Bem”, destaca Sônia, encaixa-se bem neste contexto, já que trata da história de um menino de 11 anos, filho de pais dependentes de álcool, que faz um trabalho na escola sobre "como melhorar o mundo"; a partir deste trabalho, o garoto institui a corrente do bem. Sua idéia é que a corrente possa atingir todo o mundo. O filme aborda a importância da relação entre professores e aluno e entre mãe e filho, bem como valores pessoais para a construção de um mundo melhor.
Segundo Sônia, este filme nos mostra a importância das ações de cada indivíduo, da necessidade da persistência em caso de querer se efetuar uma mudança e também do medo que temos de mudar. Como diz Trevor, o menino do filme: “As pessoas têm muito medo de que as coisas possam mudar. É difícil para quem se acostumou com as coisas como elas são. Mesmo que as coisas sejam ruins é difícil mudar, então as pessoas desistem e quando isso acontece todo mundo sai perdendo”.
Estavam presentes no Cine Debate vários membros do COMEN; o Presidente do CONSEPRO, Sr. Miguel Gotler; o Diretor Administrativo da CDL, Sr. Paulo C. Massiero; a Assessora da Coordenadoria da Mulher, Cristiane Puerari; a Voluntária da CRADE Sra. Lurdes Arioli; a Psicóloga da Clínica Santa Alice, Daiana; a Assistente Social, Miriam; o Técnico de Enfermagem Michel com sua esposa e amigo.
Este evento pretende se tornar mensal, sempre na última segunda-feira do mês, às 18h30min, no Auditório do Castelinho.