https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4876/moradores-agradecem-obra-reivindicada-h-32-anos-no-km-07
03/02/2011
Moradores agradecem obra reivindicada há 32 anos no KM 07
Moradores agradecem obra reivindicada há 32 anos no KM 07
As famílias que moram na comunidade KM 07 – Barragem da Corsan agradeceram ao prefeito Paulo Polis o atendimento de uma reivindicação existente há mais de três décadas. Trata-se do calçamento de grande parte da estrada principal que corta a comunidade até a barragem da Corsan. O chefe do Executivo foi recebido pelos moradores, quando esteve no local para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, iniciado nesta quarta-feira, dia 02.
O investimento do governo municipal nesta obra de 3.600 m² (mais 1.200 de meio-fio) chega a R$ 109.000,00, constituindo-se em uma demanda do Orçamento Participativo. Polis esteve na obra acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Eloir Griseli, e do coordenador do Orçamento Participativo, Jorge Psidonik, juntamente com integrantes de suas equipes de trabalho.
Prefeito ressaltou a importância da mobilização da comunidade através do OP , lembrando ter esta gestão encontrado o abaixo-assinado que pedia a realização desta obra, reivindicada há tantos anos. “A voz da comunidade tem que ser ouvida. A melhor coisa que nós temos é a participação das pessoas. Vocês estão aqui confirmando isso. A voz da comunidade tem que ser respeitada, esse é o diferencial do nosso governo”, afirmou.
A manifestação informal do prefeito aconteceu já em cima dos primeiros metros de pedras acentadas pela empresa João Carlos Brouwenski, na entrada da comunidade, a poucos metros do trevo na ERS 477. A obra foi dividida em duas partes, visando atender os locais onde residem a maior parte das cerca de 40 famílias que moram naquela localidade.
A maior parte do calçamento vai ser colocada próxima à sede da comunidade. A empresa entra com as pedras e com a mão-de-obra , enquanto que a Secretaria de Agricultura faz o transporte do material e realiza a preparação da cancha.
Fim da poeira e da lama
Enquanto a melhoria vai se tornando realidade, os moradores já não escondem a alegria de ver acabar o fim do sofrimento, seja com a poeira ou com a dificuldade com o tráfego, quando chove muito. O trecho é ponto de grande circulação de caminhões, por causa da proximidade com uma ervateria.
A agricultora Lurdes Bedin, 71, fez uma rápida afirmativa em agradecimento ao prefeito Polis. “Há 32 anos que moro aqui, é o primeiro (prefeito) que está fazendo isso. Não vamos esquecer”, disse. O coordenador do OP, Jorge Psidonik, afirmou que esta prioridade do OP foi amplamente debatida com os moradores, até se chegar a um consenso. “Foi tudo muito discutido, negociado com todos que participaram. No final ficou bom para todo mundo”, comemorou.