Prefeitura Municipal de Erechim - Sec. de Agricultura trabalha para amenizar estragos da chuva no interior

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4888/sec-de-agricultura-trabalha-para-amenizar-estragos-da-chuva-no-interior

08/02/2011

Sec. de Agricultura trabalha para amenizar estragos da chuva no interior

Sec. de Agricultura trabalha para amenizar estragos da chuva no interior

          A chuva que caiu em Erechim nos últimos dias causou sérios transtornos em todo o interior do município de Erechim. Diversas comunidades foram atingidas, como Rio Poço, São João da Cascata, KM 10 Argenta , KM 07 Barragem da Corsan, Linha Trindade e Campininha.

         Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar (SMASA), a região mais afetada foi a do Vale do Dourado, onde já havia sido feito um trabalho de manutenção, devido à chuva anterior.

         Segundo o chefe de gabinete, Bernardo Àrsego, o problema é que a chuva tem caído em grande quantidade em pouco tempo, No último sábado, chegou a 110 milímetros em meia-hora, o que acabou entupindo bueiros e danificando pontes e pontilhões, além de causar estragos nas estradas vicinais, nas estruturas das propriedades e lavouras.

          Na Comunidade do KM 14 várias estradas foram invadidas por terra, pedras e até galhos, levadas pela força da água. Outro problema ocorrido foi o entupimento de bueiros e o estrago de pontes e pontilhões.

          No Vale Dourado, próximo à propriedade de Marcelo Giacomelli, por exemplo, a água desceu de um barranco trazendo todo o entulho, terra e pedras, interditando a estrada e abrindo uma clareira na mata. “A chuva foi tão forte, que mesmo com a cobertura da mata nativa existente no local, não impediu o deslocamento da terra”, contou Bernardo.

          Na propriedade de Fiorello Angonese, a enxurrada trouxe a terra da estrada que passa no lado de cima da moradia, causando danos à jardinagem e acessos. A uns 600 metros da sede da comunidade do KM 14, a chuva abriu uma vala em meio a uma lavoura, também levando terra e pedra para cima da pista, o que acabou dificultando a passagem dos veículos.

         Já na comunidade do KM 10 - Dourado, um quilômetro depois da RS 420, aconteceu o entupimento de um bueiro. Com isso, a água foi represada e acabou invadindo a estrada, também causando danos à lavoura.

         Na comunidade Barra Fria, estrada que dá acessoà propriedade de Américo Snichelotto, a àgua levou todo o cascalho que havia sido colocado pela Secretaria Municipal de Agricultura recentemente, comprometendo o trabalho.

        A SMASA, através da Patrulha Agrícola, está tomando todas as providências para minimizar os estragos. A chuva diária tem prejudicado o trabalho. Assim que o tempo permitir, será feito um trabalho de limpeza parcial, viabilizando o tráfego.

        Segundo o secretário Eloir Griselli, por causa do acúmulo de trabalho, mesmo com a colaboração do tempo, a situação só deverá ser normalizada em até 120 dias. “Estes problemas que estamos enfrentando vão ter solução e nenhuma propriedade ficará sem condições de trafegabilidade. O mais importante é que chuva é boa para as culturas de verão, onde temos a perspectiva de ótima safra”, concluiu.