Prefeitura Municipal de Erechim - Esquadrilha da Fumaça será atração no aniversário de Erechim

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4921/esquadrilha-da-fumaa-ser-atrao-no-aniversrio-de-erechim

18/02/2011

Esquadrilha da Fumaça será atração no aniversário de Erechim

Esquadrilha da Fumaça será atração no aniversário de Erechim

Esquadrilha da Fumaça será atração no aniversário de Erechim
Esquadrilha da Fumaça será atração no aniversário de Erechim

 

          Depois de 20 anos, a Esquadrilha da Fumaça volta a Erechim, como uma das grandes atrações na programação de aniversário do município. Nesta sexta-feira, 18, os detalhes da apresentação começaram a ser discutidos, em reunião no Salão Nobre, quando o prefeito Paulo Polis recebeu dois pilotos desse grupo de aviação, que foi uma das atrações da Frinape, em 1991. Ficou definido que virão novamente ao município no dia 24 de abril, com as acrobacias acontecendo no Aeroporto Comandante Craemer, a partir das 16h.

          Estiveram em Erechim o capitães Líbero Onoda Luiz Caldas, piloto de patrulha, e Carlos Henrique Baldin, piloto de transportes. Eles apresentaram ao prefeito Polis a listagem de ações necessárias à preparação do evento, que deverá mobilizar grande estrutura.

          Prefeito destacou que as acrobacias se constituirão, pela sua expressão, em um grande evento não só para Erechim, mas para todo o Alto Uruguai. As secretarias de Cultura, Esporte e Turismo, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico forma colocadas à disposição para dar o suporte necessário ao evento. “Será um grande atrativo para todo o Alto Uruguai, para nós será bem gratificante recebê-los aqui”, afirmou Polis.

         O Esquadrão de Demonstração Área, popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, é o principal agente de comunicação social da Força Áerea Brasileira (FAB). Distingue-se das demais esquadrilhas por realizar voo invertido em formação, fato consolidado com o recorde mundial estabelecido em 2006, quando voou com 12 aeronaves nessa configuração.

       Sediado na Academia da Força Aérea, o Ninho da Águias, onde são formados os oficiais de carreira da FAB, o Esquadrão é carinhosamente acolhido na cidade de Pirassununga/SP.

       Em 2010, 13 pilotos se revezam em sete posições de voo. No suporte à atividade aérea, somam-se uma oficial médica, uma oficial de comunicação social, além de 28 graduados especializados em diversas áreas, os “Anjos da Guarda”, que asseguram a confiabilidade na manutenção das aeronaves. Complementa-se à equipe, um grupo de soldados, que auxilia em serviços diversos.