https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4926/meio-ambiente-inicia-orientao-sobre-destinao-de-lixo
21/02/2011
Meio Ambiente inicia orientação sobre destinação de lixo
Meio Ambiente inicia orientação sobre destinação de lixo
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início às atividades do Programa Cidadão Consciente com a realização de capacitação com funcionários das escolas estaduais em Erechim. Cerca de 40 servidores foram orientados quanto à correta destinação dos resíduos, durante encontro realizado sexta-feira, 18.
As funcionárias participaram de dinâmicas envolvendo a separação de resíduos, onde puderam expressar sua criatividade, inventando demonstrações para posteriormente executar em seus locais de trabalho.
O secretário Waldemar Dornfeld deu as boas-vindas a todas, ressaltando a importância da capacitação de todos os grupos da sociedade para que estes realizem a multiplicação dos conhecimentos. A adjunta Maria José Schneider e a estagiária da educação ambiental, Daiana Lanfredi, fizeram uma dinâmica de boas-vindas para as funcionárias.
Após participaram de uma palestra sobre os diversos tipos de resíduos das escolas e residências, efetuada pela diretora de Educação Ambiental Ariane Pasuch, também puderam observar o reaproveitamento de diversos materiais.
Entre os presentes, a representante da Secretaria Municipal de Educação, Caroline Carbonari, e os representantes da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Eledir Dall'Agnol e Igor O. Carvalho. Os representantes da Associação de Recicladores Filhos da Natureza, Cristiane Hipólito e Rosa Menegildo deram seu depoimento quanto ao resíduo da coleta seletiva que recebem diariamente.
O programa Cidadão Consciente tem agendado para o mês de março as demais capacitações, tanto para a rede municipal, quanto para as particulares, além de empresas, comércio e demais segmentos da sociedade.
A campanha vai acontecer durante todo o ano e contará com a parceria da Secretaria Municipal da Cidadania, 15ª Coordenadoria Regional de Educação e o Centro de Educação Popular (CEPO). Haverá um trabalho junto a comunidade em geral e às escolas orientando sobre o que cada cidadão produz de resíduo, desde a separação na residência até o destino correto que deva ser dado para cada material, se para o aterro sanitário ou para a associação de catadores.