Prefeitura Municipal de Erechim - Governo prestigia primeiro dia letivo do ano na UFFS - Campus Erechim
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4936/governo-prestigia-primeiro-dia-letivo-do-ano-na-uffs----campus-erechim

22/02/2011

Governo prestigia primeiro dia letivo do ano na UFFS - Campus Erechim

Governo prestigia primeiro dia letivo do ano na UFFS - Campus Erechim

Governo prestigia primeiro dia letivo do ano na UFFS  - Campus Erechim

 

          O prefeito Paulo Polis e o presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, e secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, prestigiaram a abertura do ano letivo na Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim, dia 21. As cerimônias de recepção ocorreram no auditório, quando os calouros conheceram a direção do Campus e os coordenadores dos cursos, se interarem da estrutura e funcionamento, bem como da evolução e das perspectivas da instituição.

          À noite também ocorreu a inauguração das novas salas de aula que serão utilizadas pela UFFS e que são fruto da parceria firmada entre a universidade, a Prefeitura Municipal de Erechim e a Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, através da sua Direção e seu Círculo de Pais e Mestres (CPM), e da Coordenadoria Regional de Educação. A cooperação entre essas entidades possibilitará que, a cada dia, cerca de 250 estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos utilizem o espaço.

         Fizeram parte do ato, além do prefeito municipal e do presidente do Conselho Estratégico Social, a coordenadora da 15ª CRE, Graciela Gritti Pauli, a diretora da Escola Érico Veríssimo, Luciana Alesso, o secretário municipal da Fazenda, Valdemar Loch, o representante da Secretaria Municipal de Planejamento Fernando Barp, o representante da Câmara Municipal de Vereadores e presidente do Conselho Escolar, Sérgio Bento, a presidente do CPM, Maria Paris Lucas, e o reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima Valter Girelli.

        Juliana Souza de Abreu, de 29 anos, caloura do curso de Sociologia da UFFS, estava bastante ansiosa para o início das aulas. Segundo ela, antes de escolher o curso, pesquisou muito e constatou que a região é bastante carente deste tipo de profissional e que a área de trabalho é promissora. Histórias como a de Juliana se mesclam às histórias dos cerca de 400 estudantes que tiveram nesse início de ano a oportunidade de ingressar no ensino superior federal pela UFFS, Campus Erechim. Antonio Carlos Barbosa Pumi, deficiente visual e também calouro de Sociologia, aos 35 anos tem a primeira oportunidade de fazer um curso de graduação. Ele acredita que este contato com o universo acadêmico só irá lhe ajudar a melhorar cada vez mais como pessoa e como cidadão.

        O diretor do Campus Erechim, Prof. Ilton Benoni da Silva, fez questão de chamar a atenção para a evolução da UFFS, que se deu a passos largos desde de a sua implantação. O diretor, em sua fala, também destacou as inúmeras possibilidades que os acadêmicos terão na área de pesquisa, extensão e cultura e que ultrapassam os processos regulares de ensino, bem como a importante participação que a comunidade discente tem nos processos decisórios.

         As atividades de recepção aos calouros continuam durante a semana. Os dias 22 e 23 serão dedicados à integração com os alunos veteranos, que organizaram atividades educativas como palestras e exibição de filmes, por exemplo. Nos dias 24, à noite, e 25, pela manhã, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, falará aos estudantes do Campus. Para as mesmas ocasiões está sendo organizado o 2º Lanche de Integração.