https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4940/procon-alerta-agncia-bancria-sobre-reclamaes-de-clientes
23/02/2011
Procon alerta agência bancária sobre reclamações de clientes
Procon alerta agência bancária sobre reclamações de clientes
A prestação do serviço de atendimento nas agências bancárias do Banrisul em Erechim tem deixado muitos clientes insatisfeitos, situação que acaba chegando até o Procon local, onde são registradas muitas queixas. Esta realidade foi informada à gerência da agência na Avenida Sete Setembro pela diretora Eliane Tasca e a agente fiscal Charlotte Caron, na manhã desta quarta-feira, 23. Elas requisitaram providências na melhoria do atendimento, disponibilização de senhas e sistema de câmeras. Também entregaram a legislação pertinente às obrigações dos bancos e os diretos do consumidor para o gerente adjunto, Jorge Leandro Gobalchini.
Segundo as representantes do Procon, o número de funcionários insuficientes para o atendimento, quantidade de cadeiras que não atendem à demanda e a demora na fila estão entre as maiores queixas dos clientes, nas duas agências localizadas no centro da cidade. As cópias das leis e do decreto entregues foram: Lei 4.097 de 20 de dezembro de 2006, determina às agências bancárias a colocar à disposição dos usuários, cadeiras de espera e controle de atendimento através de senha eletrônica; Lei 4.054, de 19 de setembro de 2006, determina às agências bancárias a colocar à disposição dos usuários, funcionários suficientes, no setor caixa, para que o atendimento seja efetivado no tempo razoável; Decreto 3.482, de 29 de março de 2010, torna obrigatória às agências bancárias de Erechim a instalar circuito interno de câmeras que restringem a entrada e saída de usuários das agências e caixas eletrônicos.
Eliane explicou que agora o Procon já tem um fiscal disponível, facilitando este trabalho do órgão. Porém, adiantou que, neste primeiro contato,o propósito é fazer a orientação necessária e se colocar à disposição para colaborar no sentido de que aconteça a solução dos problemas, sem que seja preciso chegar à penalização prevista em lei.
A direção estadual do Banrisul também será comunicada da situação. "O Banrisul atende uma grande parcela da população, o banco tem, sim, uma função social. É isso que gente vai cobrar", afirmou. Na próxima semana, o mesmo procedimento será feito junto à agência localizada na rua Itália.
Gobalchini disse que foi muito interessante essa flexibilização do Procon ao ter procurado este contato direto com a agência, antes adotar outros procedimentos. Ele admitiu haver os problemas apontados em dias e horários específicos, mas antecipou que qualquer mudança depende diretamente do comando em nível estadual, que será informado sobre a cobrança. "Essa melhoria será melhor até para nós funcionários", afirmou.
O Procon está otimista de que as melhoria venha acontecer, visto estar assumido o comando do banco uma nova direção, a partir da mudança de governo no Estado.