https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4950/agricultura-implanta-turno-nico-para-aumentar-prestao-de-servio
25/02/2011
Agricultura implanta turno único para aumentar prestação de serviço
Agricultura implanta turno único para aumentar prestação de serviço
A Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar começa a implementar, na próxima semana, a prestação de serviço em turno único, para as comunidades do interior do município. A mudança envolve as equipes de pontes e bueiros e a patrulha agrícola, que passarão a trabalhar em turno integral, das 7h30min até as 13h30min. "Queremos aumentar a efetividade do serviço prestado ao agricultor, ganhando aquele tempo que se gasta com os deslocamentos. Vamos ter um aumento de 20% na produção", disse o secretário Eloir Griseli. A medida vale somente para a equipe de máquinas, por isso a parte administrativa e todos os demais setores seguirão atendendo no horário de costume.
Segundo ele, embora o horário atual de trabalho seja de 8h, na prática a produção das máquinas cai praticamente pela metade, devido ao deslocamento às comunidades e depois para os locais de alimentação, na parada para o almoço. Neste caso, há situações em que esse trajeto chega até 20 quilômetros.
Através do turno único, será aumentada a capacidade das máquinas em atender a demanda dos agricultores, pois ficarão mais tempo ininterrupto em atividade. "Se você tiver uma hora a mais, por dia, de trabalho de uma máquina, serão mais de 200 horas de trabalho por ano", comparou Griseli.
Conforme explicou, essa medida vai ser importante para atender a quantia de trabalho a ser realizada, a começar pela recuperação das estradas danificadas pelas últimas enxurradas, o que levou o prefeito Paulo Polis a decretar situação de emergência no interior de Erechim.
Essa alteração de horário de trabalho vai acontecer de forma gradual a partir da próxima terça-feira, 01, se estendo até o final da semana. Período que servirá para a adequação do pessoal que trabalha na equipe de máquinas e também para fazer algumas adaptações que se fizerem necessárias, acontecendo a implementação definitiva do turno único logo depois do Carnaval.
Afora o ganho que haverá no aumento de produção no trabalho, outro fato destacado é a redução de custos que vai haver com a alimentação, pois além de diminuir os deslocamentos, os trabalhadores deixarão de fazer as refeições nos pontos específicos de cada região. O serviço, prestado por uma empresa terceirizada, despende uma receita mensal de aproximadamente R$ 6.000,00 para a Secretaria Municipal da Agricultura.
O secretário Eloir Griseli, no entanto, faz questão ressaltar que o objetivo final é mesmo aumentar o trabalho prestado para o agricultor. "Claro, que é importante que se consiga diminuir custos. Mas quero deixar claro que a nosso problema não é falta de dinheiro. Não é por isso que estamos adotando esse sistema. Estamos empenhados, sim, em realizar um serviço de qualidade e com quantidade", destacou.
Se a medida comprovar a expectativa, a secretaria já trabalho com a possibilidade de ocupar as máquinas em dois turnos. Antes de colocar em prática, a equipe diretiva da Secretaria da Agricultura conversou com todos os trabalhadores, que tiveram boa aceitação da proposta em mudar o horário atual (8h às 11h30min - 13h30min às 17h15min).