Prefeitura Municipal de Erechim - CEREST Alto Uruguai realiza ações de prevenção no dia de combate a LER/ DORT

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4952/cerest-alto-uruguai-realiza-aes-de-preveno-no-dia-de-combate-a-ler-dort

28/02/2011

CEREST Alto Uruguai realiza ações de prevenção no dia de combate a LER/ DORT

CEREST Alto Uruguai realiza ações de prevenção no dia de combate a LER/ DORT

 

             A equipe do CEREST – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai realizou nesta segunda-feira, dia 28, ações de prevenção em virtude da data alusiva ao Dia Internacional de Combate e Prevenção a LER/DORT – Lesão por Esforços Repetitivos / Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho.

 

            A LER /DORT é um conjunto de doenças ocupacionais que levam a alterações em nervos, músculos e tendões, bainhas sonoviais, fáscias, ligamentos e articulações, de forma isolada ou associada e ocorrem devido a diversos fatores, entre eles movimentos repetitivos, posturas inadequadas, falta de pausas durante o trabalho, ritmo intenso de trabalho, entre outros.

 

            Jackson Arpini, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que vem acompanhando os trabalhos, ressaltou que o CEREST é um serviço especializado na área de saúde do trabalhador, tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para a importância da prevenção com relação a LER/DORT. “A prevenção é a melhor conduta para evitar as lesões por esforços repetitivos, e o ditado popular é mais importante prevenir do que remediar se aplica muito bem nesse caso”.

 

           Ele informou também que o CEREST – Alto Uruguai encaminhou expedientes às secretarias municipais e às entidades integrantes do Conselho Gestor colocando-se à disposição para realizar palestras educativas-preventivas com relação ao tema LER/DORT.

 

            Com relação as atividades de prevenção a equipe realizou exercícios laborais para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Educação. Na oportunidade a fisioterapeuta Alana Cardoso, integrante da equipe do CEREST, repassou dicas de prevenção como pausas regulares durante o trabalho, alterar posturas e gestos; manter os braços apoiados sempre que possível, adequar o ambiente de trabalho (iluminação, ruído e mobiliário), posturas adequadas e evitar torção e flexão do tronco e coordenou os exercícios.