https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4954/polis-inaugura-o-centro-tecnolgico-municipal
28/02/2011
Polis inaugura o Centro Tecnológico Municipal
Polis inaugura o Centro Tecnológico Municipal
O prefeito Paulo Polis e a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), inauguraram nesta segunda-feira , 28, o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), na Escola de Educação Infantil São Cristóvão. Uma equipe de técnicos dará o suporte necessário a professores das quinze escolas que compõem o Sistema Municipal, para que possam utilizar o computador como uma ferramenta em seu trabalho diário. Neste primeiro semestre serão formados 462 educadores, iniciativa que compõe o programa "Um Computador por Educador". É a preparação para o trabalho com estudantes de duas escolas, que também ganharão computador, a partir do segundo semestre deste ano, como projeto piloto.
O NTM disponibiliza aos professores 22 máquinas e uma equipe formada por profissionais nas Áreas de Informática, Anos Iniciais, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática, sob a Coordenação Pedagógica da Professora Cristiane Menegatt.
A capacitação abrangerá a formação básica no Sistema Linux com 12 turmas e formação PROINFO - Programa do Ministério da Educação - 9 turmas. A formação em Linux será em 10 horas/aula presenciais pela manhã, tarde e noite, de segunda-feira a sábado. Na formação PROINFO serão 22h presenciais mais 18h à distância, também com aulas nos três turnos.
O NTM começou a ser preparado pela Smed em 2010, tendo como parceiros o Instituto Federal de Educação (IFRS) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Cristiane Menegatt disse que um questionário foi distribuído nas escolas para identificar qual o nível de conhecimento dos educadores em Informática, bem como os seus anseios ao ter disponibilizado esta ferramenta, o que balizou o trabalho que começa a ser realizado. "Os professores demonstraram um grande interesse em ampliar seus conhecimentos para este recurso que está disponível agora", explicou.
Os profissionais que participam da capacitação do PROINFO trabalham nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Othelo Rosa e Paiol Grande, escolas que iniciam no 2º semestre o Programa Piloto "Um computador por aluno".
Inauguração
O primeiro dia de capacitação foi antecedido pelo ato de inauguração, com a presença do prefeito Paulo Polis, do secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, vereador Serginho, secretários municipais, Orçamento Participativo, representantes da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, IFRS, UFFS, professores, diretores, equipe da Smed e da direção da Escola São Cristóvão.
Prefeito de Erechim elogiou todo o trabalho realizado pela equipe na montagem do NTM e fez um breve histórico desde que começou a ser discutido o projeto de levar a informática às escolas para professores a estudantes, a exemplo do que já acontece em Piraí (Rio de Janeiro) e no Uruguai. "Peço a todas as direções que abracem esta ideia, é um projeto crucial para melhorar os nossos índices", afirmou.
Polis ressaltou que o programa será uma verdadeira revolução na educação municipal: "Estamos falando aqui em melhorar a vida de uma geração inteira. O mundo hoje não consegue viver sem a ferramenta computador". Segundo ele, este é um projeto, não só ousado, mas acima de tudo planejado, pois quando chegar o computador até o estudante, os professores estarão preparados.
O secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, também agradeceu a todos os envolvidos por mais este objetivo alcançado, bem como realçou o fato das parcerias com o IFRS e a UFFS já estarem dando frutos.
Ele lembrou que a orientação do prefeito Polis em disponibilizar computadores para estudantes e professores, classificando como um desafio gigantesco, que está sendo cumprido depois de "um susto inicial". "Visitamos o município de Piraí e vimos que isso seria possível também aqui em Erechim", revelou.
Como havia prometido no lançamento do programa "Um computador por Educador", Anacleto integra a primeira turma. O secretário de Educação estimulou a todos a tirar todo o proveito possível da estrutura disponibilizada pelo governo municipal, pois não terá sentido de existir se não for bem utilizado nas escolas. "Este é um momento lindo e histórico na educação de nosso município. Esse núcleo pertence aos professores", completou.
A professora Márcia dos Santos, Diretora da Informática Educativa (Smed), disse ser louvável a iniciativa da prefeitura em levar aos professores esta tecnologia, pois o maior objetivo é qualificar a aprendizagem, garantindo a melhoria da educação municipal.
Homenagem
A professora Cláudia Arpini, que estava na Smed e participou do começo da implantação do NTM foi homenageada, em reconhecimento do governo pelo serviço prestado. Depois de receber um certificado das mãos do prefeito Polis e do Secretário Anacleto, ela agradeceu, emocionada, a parceria tida de parte da Smed e toda a equipe que se empenhou diretamente neste projeto. "É bom quando a gente vê um trabalho dar frutos", afirmou. O ato encerrou com a benção das dependências do NTM, pelo padre Maximino Tiburski, da paróquia São Cristóvão.