Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim quer aperfeiçoar capacidade de gestão e desenvolvimento do capital intelectual

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/4958/erechim-quer-aperfeioar-capacidade-de-gesto-e-desenvolvimento-do-capital-intelectual

01/03/2011

Erechim quer aperfeiçoar capacidade de gestão e desenvolvimento do capital intelectual

Erechim quer aperfeiçoar capacidade de gestão e desenvolvimento do capital intelectual

 

Visita técnica do prefeito Paulo Polis, secretários e vereadores a Curitiba abre possibilidades de convênios de cooperação entre as cidades

 

             Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, o prefeito Paulo Polis acompanhado do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli, de Coordenação e Planejamento, Edgar Paulo Marmentini, de Desenvolvimento Econômico, Walmir Badalotti, e dos vereadores Lucas Farina (líder de governo) e Ernani Mello, realizou visitas técnicas a órgãos de governo de Curitiba – PR, buscando conhecer as experiências consolidadas e de boas práticas em gestão pública.

 

             As visitas foram coordenadas pelo Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP e pelo seu presidente Dr. Carlos Homero Giacomini. A assessora Iara Aurélia de Macedo ficou à disposição da comitiva de Erechim, atuando como orientadora técnica.

 

             Na quarta-feira à tarde, a comitiva erechinense visitou a URBS – Urbanização de Curitiba S.A. que é responsável pelo sistema de mobilidade urbana com qualidade, viabilizada de forma sustentável, em parceria com o meio ambiente. A URBS consolidou-se como instrumento técnico e operacional de um sistema de transporte de massas que se mantém na vanguarda. O Instituto, criado há mais de 30 anos, possui como atribuições o planejamento e gerenciamento dos serviços de transporte, das operações dos serviços de trânsito e a administração, manutenção e comercialização dos equipamentos públicos urbanos de uso comercial e gerenciamento do uso no espaço aéreo e do subsolo.

 

Sistema Integrado de Melhorias (SIM)

            Nesta visita, a comitiva de Erechim teve a oportunidade de conhecer o sistema de mobilidade urbana integrado e sustentável, bem como todos os princípios que regem a gestão pública de Curitiba e ficaram convencidos de que o trabalho que o prefeito Polis vem realizando para criar em Erechim um modelo similar, o SIM – Sistema Integrado de Gestão, é acertado, embora possa avançar com a utilização de novas ferramentas administrativas. O SIM busca incentivar primeiro a cultura da cooperação entre os servidores públicos, para que somem esforços e conhecimentos sempre com o objetivo de atender melhor as necessidades dos cidadãos – com base no planejamento e em ações integradas de médio e longo prazo.

 

             Segundo o prefeito Polis, o Sistema Integrado de Melhorias de Erechim está sendo implantado com o objetivo de fomentar o aperfeiçoamento continuo da capacidade de governo, garantindo assim mais e melhores cuidados com as pessoas.

 

Planejamento viário de Erechim

             O sistema de mobilidade urbana de Erechim vem sofrendo alterações pontuais que poderão ou não se tornar definitivas, dependendo dos resultados concretos observados. O planejamento viário da cidade precisa se adequar a um patamar que proporcione a todos maior qualidade de vida, com prioridade para a segurança do trânsito, fluidez, respeito aos usuários do solo, sejam pedestres, e especialmente os portadores de necessidades especiais que precisam ter seu direito a acessibilidade garantidos; sejam veículos, que precisam transitar com segurança (no Brasil a violência do trânsito é que mais mata). A prática da direção defensiva também deve ser trabalhada pela prefeitura.

 

             O secretário Décio Vicelli lembra a importância de que a população vá assimilando culturalmente o fato de que a cidade de Erechim, projetada para atrair as pessoas ao seu centro comercial, hoje já não comporta mais este conceito, pois com o contínuo crescimento no número de habitantes e de automóveis, a excessiva concentração no centro dificulta o ir e vir das pessoas e a fluidez do trânsito. Este problema, que não é exclusivamente de Erechim, faz com que cada vez mais as cidades estimulem, por exemplo, a criação e organização dos chamados Centros de Bairros, onde as pessoas além de conviverem mais próximas às famílias e às comunidades locais, evitam os deslocamentos ao Centro Comercial com excessiva concentração de veículos. Vicelli também informou que a administração do prefeito Polis esta realizando estudos para a implantação de um sistema de transporte público de massas mais atrativo e para todos, com propostas alternativas e sustentáveis.

 

Alterações que surtiram efeito positivo

- Rua Dr. Gladstone Osório Mársico: entre 2009 e 2010, num período de 14 meses, haviam sido registrados no local 17 acidentes. Com a implantação do sentido único, depois de sete meses, não há nenhuma ocorrência.

 

- Cruzamento da Rua Itália com a Passo Fundo: antes das medidas adotadas pela prefeitura, a média era de dois acidentes por mês. Com a colocação dos tachões (em outubro de 2009) nos dois sentidos da Rua Itália permitindo a passagem de um veículo de cada vez, de lá para cá aconteceram apenas dois acidentes de pequena monta.

 

Testes: Também está em fase de teste o cruzamento das Ruas Marechal Floriano, Paraná e Av. Sete de Setembro onde em dois anos foram registrados 16 acidentes. Já no entorno da Praça da Bandeira, que permanece em testes, foram contabilizados, nos dois últimos anos, 84 acidentes.

 

Perspectiva de parcerias

                Já o secretário de Planejamento, Edgar Paulo Marmentini, informou que a prefeitura de Erechim esta abrindo um processo de diálogo permanente com Curitiba, reconhecida mundialmente como modelo, quer em planejamento de trânsito, urbanístico, ou de gestão para resultados. "O objetivo é firmar convênios de cooperação técnica e mantermos este diálogo, tão necessário para o desenvolvimento sustentável, dentro do moderno conceito Redes de Cidades, onde a cooperação é a base para o sucesso", explica Marmentini.