https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4975/prefeitura-comea-relocar-famlias-beira-trilhos
04/03/2011
Prefeitura começa relocar famílias beira-trilhos
Prefeitura começa relocar famílias beira-trilhos
Trinta e nove famílias do Bairro Santa Isabel vão habitar as casas recém construídas pelo governo municipal no loteamento Aeroporto e Por do Sol
A Prefeitura de Erechim iniciou nesta semana a relocação de 30 famílias beira-trilhos que viviam em áreas de risco. Elas residiam no Bairro Santa Isabel e Polígono 21 de Abril muito próximo a linha férrea e passarão a habitar as casas recém construídas pela prefeitura municipal no loteamento Aeroporto e Por do Sol. O trabalho está sendo feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação que auxilia na retirada das famílias das antigas casas até a chegada na nova habitação.
Na manhã desta sexta-feira, 4, Silvia Maria Leandro retirava os móveis da casa que vivia com os quatro filhos. Feliz com a mudança, ela demonstrava satisfação em saber que não terá mais goteiras dentro de casa, que as divisórias dos cômodos não serão mais de cortinas e que quando chover não haverá mais perigo para os filhos, já que para sair de casa eles precisavam enfrentar a lama que passava bem em frente da sua porta.
Ela vai morar em uma das 110 casas erguidas pela prefeitura com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Esta é a primeira grande obra do PAC na região onde o investimento a fundo perdido de R$ 2 milhões foi garantido pelo Governo de Erechim graças a contrapartida do município na infraestrutura dos loteamentos.
Além das famílias beira-trilhos que necessitam de relocação mais urgente, a construção das moradias também atende as famílias que vivem em vulnerabilidade social. Só das beira-trilhos são 284 famílias que precisam ser relocadas já que residem em local pertencente a área de concessão da ALL – América Latina Logística há cerca de 35 anos. Neste primeiro momento, as famílias estão sendo transferidas para os loteamentos Aeroporto e Pôr-do-Sol. Em junho, conforme cronograma da Prefeitura, mais 63 famílias irão para os loteamentos Minha Casa, Minha Vida e Carlotto.
A desocupação destas famílias foi um acordo firmado entre a ALL, a Prefeitura de Erechim e as famílias envolvidas.